A XPlay Mobile quer ser a porta de entrada para que pequenos e médios provedores na tecnologia 5G. Segundo Fabiano André Vergani, CEO da empresa, o contrato de MVNO (operador móvel virtual, na sigla em inglês) com a TIM garante acesso a todas as frequências usadas pela tele italiana. No caso da nova tecnologia, isso deve ocorrer em 2028, quando a rede estará disponível nas principais cidades brasileiras.
Até lá, os ISPs poderão se aproveitar das vantagens que a mobilidade oferece, sustenta Vergani. Pelo pacote oferecido pela XPlay, os provedores regionais podem comercializar o serviço com sua marca e com a versão customizada do superapp lançado pela empresa, que dá acesso aos serviços de atendimento ao usuário, marketplace, segunda via da fatura, espaço do assinante, entre outras facilidades.
Além do serviço de voz e banda larga móveis, a XPlay Mobile prevê o uso da rede para soluções nichadas de Internet das Coisas (IoT). Vergani promete lucratividade ao ISP já a partir do 14º mês de implantação do serviço.
Condições
Para ter acesso ao serviço móvel com a marca própria e o APP da XPlay, o ISP terá um investimento inicial de R$ 100 mil, que pode ser dividido em 12 vezes no cartão de crédito ou em 5 vezes no boleto bancário. Para o plano Duo Branding ISP, o investimento inicial é de R$ 50 mil, nas mesmas condições.
O ponto de equilíbrio do primeiro plano é alcançado com 150 clientes e no segundo, 100 clientes. A XPlay ainda ajuda na criação do plano comercial, conforme a cidade de atuação do ISP, número de assinantes e dados mercadológicos do setor de telefonia móvel.
Vergani afirma que o futuro do setor é o 5G e as soluções que podem trafegar nessa larga infovia. A XPlay, por exemplo, está investindo numa startup que mede a temperatura das videiras. “É uma solução de nicho”, disse.