Ponto ISP

WhatsApp apresenta novas facilidades para conectar pequenos negócios

O WhatsApp anuncia nesta quinta-feira, 9, o lançamento de novas formas de conexão no WhatsApp Business, para que pequenas e médias empresas se aproximem ainda mais de seus clientes. Agora, é possível criar códigos QR para que as pessoas tenham acesso a uma conversa com um negócio. Além disso, é possível compartilhar um link para o catálogo de produtos do WhatsApp Business. 

Segundo a companhia, atualmente, mais de 50 milhões de empresas utilizam o app WhatsApp Business e outras milhares usam a API do WhatsApp Business. Para ajudá-las a ter mais visibilidade, a rede social está lançando novos recursos que permitem iniciar conversas e visualizar os produtos e serviços oferecidos por elas no WhatsApp.

PUBLICIDADE

Novo uso do código QR  

O código QR funciona como a porta de entrada digital de uma empresa facilitando o primeiro contato de um cliente. No passado, ao encontrar empresas de seu interesse, as pessoas precisavam adicionar manualmente o número de telefone de cada uma delas às suas listas de contatos. Agora basta escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com uma empresa no WhatsApp.

Ao escanear um código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida pela empresa para que ele possa iniciar a conversa no WhatsApp. Com as ferramentas de mensagem do WhatsApp Business, as empresas podem enviar informações rapidamente, como compartilhar seu catálogo, e tornar a conversa mais dinâmica. Para começar a usar o código QR, as empresas podem seguir estes passos simples.

A partir de hoje, o recurso de código QR está disponível para empresas do mundo todo que usam o app WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business.

Compartilhar o catálogo  

Com o catálogo, as empresas podem exibir e compartilhar os produtos e os serviços que oferecem, o que pode ajudá-las a fechar vendas. Desde seu lançamento no ano passado, o recurso tornou-se uma das maneiras mais populares de interação entre clientes e empresas no WhatsApp. Prova disso é que, todos os meses, mais de 40 milhões de pessoas visualizam os catálogos de empresas no WhatsApp.

Para que as pessoas possam descobrir produtos e serviços com ainda mais facilidade, as empresas agora podem compartilhar os links do catálogo e de itens individuais em sites, no Facebook, no Instagram e em outras plataformas. Além disso, os clientes também podem compartilhar os links do catálogo ou de itens com amigos e familiares por meio do WhatsApp ou por outras plataformas.

Os links do catálogo já estão disponíveis para os usuários do WhatsApp Business em todo o mundo. Veja como: 

Compartilhar o catálogo em uma conversa individual ou em grupo 

  1. Abra a conversa no WhatsApp Business. 
  1. Toque no ícone de anexar próximo ao campo de texto. 
  1. Em seguida, toque em Catálogo. 
  1. Toque em Enviar todos os itens. 

Compartilhar produtos ou serviços em uma conversa individual ou em grupo 

  1. Abra a conversa no WhatsApp Business. 
  1. Toque no ícone de anexar próximo ao campo de texto. 
  1. Em seguida, toque em Catálogo. 
  1. Selecione os produtos ou os serviços que você gostaria de compartilhar. 
  1. Toque em Enviar. 

Compartilhar o catálogo pelo gerenciador de catálogo 

  1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo. 
  1. Em Gerenciar catálogo, toque no ícone de link no topo da tela à direita. 
  1. Para compartilhar o catálogo inteiro com seus contatos e compradores em potencial, selecione uma das opções abaixo: 

Compartilhar um produto ou serviço pelo gerenciador de catálogo 

  1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo. 
  1. Selecione o item que você deseja compartilhar e, em seguida, toque no ícone de link no topo da tela à direita. 
  1. Para compartilhar um item do seu catálogo com seus contatos e clientes em potencial, selecione uma das opções abaixo: 

A rede social ressalta que os links do catálogo e de itens são gerados automaticamente. Desse modo, não é possível customizar os links antes de compartilhá-los. (Com assessoria de imprensa)

 

Sair da versão mobile