Durante a última edição da Futurecom, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), a WDC Networks, com sua experiência de atendimento a provedores regionais de internet (ISPs), divulgou sua nova estratégia de transformá-los em canais de distribuição dos novos serviços desenvolvidos para atender às pequenas e médias empresas (PMEs) do mercado brasileiro.
“A capilaridade dos ISPs é fundamental para que as pequenas e médias empresas, tais como supermercados, farmácias, escolas, tenham acesso à tecnologia para executar suas demandas, pois internamente não têm capacidade ou expertise suficientes para montar e gerir uma equipe de tecnologia”, afirma Bruno Rigatieri, diretor comercial da WDC.
Ao direcionar os ISPs para o modelo de ofertas como MSP – Provedores de Serviços Gerenciados, a WDC pretende apoiar sua rede de parceiros a entregar mais valor na ponta, garantindo um portfólio de novos serviços, que vai além das ofertas de conectividade, otimizando recursos e garantindo a satisfação do cliente final. Ao se tornarem MSPs, os provedores de internet evitam a disputa exclusivamente no mercado B2C, que é muito sensível a preço (95% dos clientes de ISP são residenciais), e passam a atender também às demandas do mercado corporativo (B2B), que conta com mais de 21 milhões de empresas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, trazendo uma receita incremental ao seu negócio.
“As pequenas e médias empresas não possuem o conhecimento específico, mas precisam gerir uma série de informações críticas. Como MSP, os provedores podem atender esse perfil de cliente com a prestação de serviços em gerenciamento de rede, cibersegurança, datacenter (colocation, backup e recuperação de desastres), rede 5G privada e ainda oferecer suporte técnico”, destaca Bruno Rigatieri, diretor comercial e filho do fundador da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri,
Sob a diretoria comercial da WDC, foi criada a nova área de Design Center, que é gerenciada por Fernando Reis, vindo do mercado de integração de sistemas. Este grupo é formado por uma equipe de especialistas de pré-vendas com grande conhecimento do portfólio da empresa, que podem apontar as oportunidades de cross-selling dentro de uma demanda, ajudando o parceiro a formatar uma entrega mais assertiva, de ponta a ponta, aproveitando as facilidades dos modelos Technology as a Service (TaaS) e Turn-key, no qual o integrador e a WDC cuidam de toda a operacionalização do serviço, até o momento da entrega final do projeto ao cliente.
Portfólio Huawei eKit para PMEs
Nesse cenário, a WDC também apresentou a linha eKit da Huawei, voltada para atender a realidade das pequenas e médias empresas, como pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços (escolas, restaurantes, lojas, clínicas, pousadas, entre outros), que possuem orçamentos enxutos, mas demandam por soluções muitas vezes robustas de conectividade, como infraestrutura de rede Wi-Fi de fácil instalação e manutenção simplificada, como grandes diferenciais.
A oferta eKit da Huawei integra soluções de conectividade, com custo acessível e simples gestão, no qual a conexão à internet é apenas o ponto de partida na relação entre provedores e seus clientes-empresas, existindo uma ampla gama de oportunidades a serem exploradas. “E é aí que entra nosso time de Design Center, que ajuda o provedor a ampliar o olhar para seu cliente e explorar mais possibilidades de negócios com a integração de produtos para entrega de soluções”, destaca Rigatieri, ao explicar que as empresas, além da internet, precisam de soluções de segurança eletrônica, cibersegurança, monitoramento, controle de acesso (catracas ou leitor facial), energia fotovoltaica, sinalização digital (painéis informativos eletrônicos), sonorização, Casa Inteligente (IoT), entre outras diversas demandas possíveis dentro da vertical que cada negócio está inserido, como Educação, Varejo, Transportes, Logística, entre outros.
“Os ISPs não sabem o quanto são importantes hoje em dia no ramo hoteleiro, por exemplo. Quando uma pessoa viaja e chega ao hotel, a primeira coisa que pergunta para o recepcionista após fazer o seu check-in é ‘tem Wi-Fi?’. Se a conexão não for de boa qualidade, a experiência daquele hóspede vai ser ruim e certamente ele não vai voltar, comprometendo a reputação do estabelecimento. É aqui que a mudança da oferta do ISP acontece, para ser o fornecedor de credibilidade do seu cliente final”, reforça o CEO da WDC.
Wi-Fi 7 da Huawei
Além do portfólio de conectividade da Huawei, que conta com access points, switches, gateways, roteadores com a Huawei eKit, a WDC apresentou em primeira mão aos visitantes da Futurecom o Wi-Fi 7 da Huawei Consumer Business Group, que é o novo padrão de rede sem fio que oferece velocidade mais rápida, suporte a mais conexões e latência mais baixa em comparação à tecnologia anterior, sendo quatro vezes mais eficiente do que o Wi-Fi 6. Também conhecido como IEEE 802.11be Extremely High Throughput (EHT), o Wi-Fi 7 da Huawei será apresentado oficialmente ao mercado nacional a partir da segunda quinzena de outubro.
Sobre a WDC Networks
A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. S.A.) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança Eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados – Listada na B3, desde 2021, sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e possui uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.