Awdio: nova plataforma de streaming da Watch Brasil quer competir com Spotify


Watch Brasil lança Awdio, plataforma de streaming para competir com Spotify
A Awdio chega ao mercado como uma nova aposta da Watch Brasil | Foto: Divulgação
Watch Brasil lança Awdio, plataforma de streaming para competir com Spotify
A Awdio chega ao mercado como uma nova aposta da Watch Brasil | Foto: Divulgação

A Watch Brasil anuncia um portfólio expandido que agora inclui canais FAST, canais da Disney e ESPN e a criação do Awdio, uma nova plataforma de streaming de áudio. Essa plataforma promete oferecer aos ISPs uma alternativa acessível de conteúdo. Com o lançamento recente, a Awdio visa apoiar rádios e permitir que estas “alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura”, afirma Daniel Almeida, CEO da plataforma.

A plataforma

O projeto tem como lançamento inicial a função de rádio. “A gente vai começar com a rádio, que é a primeira versão. Mas já temos mais três versões do mesmo aplicativo que serão lançadas até o segundo trimestre do ano que vem”, detalha Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil. Ele se refere às novas funcionalidades que serão gradualmente incorporadas. Entre as novidades, uma ferramenta de inteligência artificial permitirá que usuários personalizem conteúdos. Isso, com base em temas e tempo disponíveis para escuta, gerando cortes de áudio sob demanda.

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Até o próximo ano, a Awdio também pretende expandir seu catálogo musical. Ela promete todas as faixas de seu maior concorrente, o que deve ocorrer entre março e abril. “Nós teremos exatamente o mesmo catálogo que eles têm aqui na Awdio”, destaca o presidente. Outro diferencial é a integração entre áudio e vídeo, algo possível graças ao perfil de consumo dos usuários. Almeida explica que, ao favoritar um filme, por exemplo, a Awdio poderá gerar automaticamente uma playlist baseada na trilha sonora desse conteúdo, ou indicar filmes que contenham músicas do artista favorito do usuário.

A plataforma ainda trará a mídia programática para dentro da rádio e do aplicativo, implementando campanhas direcionadas com dados personalizados e anúncios em pre-roll. Segundo Maurício Almeida, “a quantidade de dados que a gente pode coletar disso permite uma personalização ampla”. Assim, indicando que a plataforma busca inovar nos recursos de segmentação para anunciantes.

Mais lançamentos

Além do aplicativo de streaming, a Watch Brasil introduziu os canais FAST (Free Ad-Supported Television), com a proposta de oferecer conteúdos gratuitos e sustentados por anúncios. O formato permite que novos clientes experimentem a plataforma sem custo, criando oportunidades de venda de conteúdos premium no futuro. “A ideia é usar o FAST como uma primeira experiência para novos clientes e um facilitador para futuras vendas de conteúdos da Watch”, explica Carlos Mendes, CEO da Watch Brasil. Entre as opções de conteúdo estão canais como Acelerados, Manual do Mundo e Fit Dance.

Serão oito canais que, para André Santini, CMO da Watch Brasil, darão a possibilidade dos clientes saberem o que a Watch oferece antes de adquirir as plataforma. “O FAST vai nos das a possibilidade de quem está com dúvidas conhecer o trabalho da Watch sem pagar nada”, afirma.

Além disso, a Watch ainda anunciou um novo portfólio de canais para a plataforma. Estão inclusos 12 opções de entretenimento e esportes da Disney e ESPN, divididas entre os pacotes Power e UP. Os assinantes terão acesso a partir de novembro a esses canais. “Oferecemos cada vez mais qualidade e segurança aos ISPs, que agora contarão, também, com Disney e ESPN”, afirma Santini. A parceria com a Globo, que já incluía acesso ao conteúdo aberto, agora conta com um cronograma de expansão para canais regionais.

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