Com a iniciativa, a Vivo pode somar mais de 1 milhão de domicílios cobertos com fibra, pelos franqueados, aos 15 milhões já previstos pela expansão própria da companhia, até o final de 2021. Atualmente, a Vivo segue com cerca de 10 milhões de domicílios cobertos, em 154 cidades espalhadas em todo país.
Segundo a empresa, como franqueadora, a Vivo oferece o conhecimento técnico na implementação de uma rede de fibra, e experiência na comercialização de seus produtos e serviços. O franqueado passa a utilizar a capacidade técnica da tele, bem como a força da marca Vivo Fibra (banda larga de ultravelocidade).
Esse novo modelo de negócio chega ao mercado com o nome “Terra conectado por Vivo Fibra”. A escolha pelo Terra para liderar essa expansão se deu pelo poder e relação que a marca tem com internet e tecnologia há mais de vinte anos, explica a companhia.
A Telefônica oferecerá aos franqueados uma série de processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores habilitados com preços diferenciados, call center central único, topologia de rede garantindo estabilidade e escalabilidade, saída de Internet (circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica para acesso à Internet), e 115 mil kms de backbone nacional.
O franqueado será responsável pelo desenvolvimento de toda infraestrutura de rede necessária, bem como a gestão da operação, incluindo vendas, atendimento e instalação. Tanto ISPs, como investidores, podem entrar no negócio como franqueados. O investimento mínimo exigido é de R$ 2,5 milhões, com payback estimado em quatro anos, e taxa interna de retorno de 30%. Atualmente, a Vivo tem rede de fibra em 154 cidades.
A expansão com este novo modelo de negócio terá início em 20 de novembro, na cidade Águas Lindas de Goiás, no interior do estado de Goiás, com cerca de 80% de cobertura do município. A expansão continua no início do próximo ano, com mais duas cidades no Centro-Oeste, além de um cronograma de expansão que prevê cerca de 500 localidades para os próximos três anos. (Com assessoria de imprensa)