Ponto ISP

Vero vai utilizar última milha da I-Systems para atender empresas

Vero vai utilizar última milha da I-Systems para atender empresas

A Vero fechou um acordo com a operadora de rede neutra I-Systems, por meio do qual vai contratar última milha em cidades nas quais já tem presença com rede própria, mas precisa ampliar rapidamente a cobertura de fibra para atender ao segmento corporativo com banda larga fixa.

PUBLICIDADE

A parceria foi revelada nesta terça-feira, 26, pelo CTO da Vero, Rodrigo Rescia (foto acima). “Fechamos o contrato ontem [25 de novembro]. A ideia é implementar em 2025”, falou o executivo ao Tele.Síntese.

Rescia contou que a Vero vai recorrer à expansão da capilaridade de última milha via rede neutra da I-Systems principalmente para na cidade de São Paulo, embora o contrato permita o uso em todas as cidades da atacadista de infraestrutura óptica. Também diz que a medida não afeta planos de expansão da própria rede, mas traz agilidade no atendimento de novos clientes ou daqueles que têm unidades espalhadas em vários pontos da urbe.

Ele participou hoje do evento Teletimetec Redes&Infra, realizado pelo site Teletime. No painel do qual participou, lembrou: “A Vero foi a primeira empresa a aderir ao modelo de rede neutra, antes ainda de a V.tal ter um nome. É natural, nenhuma empresa tem 100% de rede própria. Pode ter 95% da rede, mas acaba utilizando infraestrutura de parceiros”. Além da V.tal, a operadora tem também contrato com a Fibrasil.

O CEO da I-Systems, Fernando Barros, disse ter expectativa de que o acordo evolua no futuro para mais serviços além da cobertura para o B2B. “Trata-se de um contrato bastante amplo de prestação de serviços flexível em todas as cidades onde atuamos, e agora os times vão sentar para definir como acontecerá essa integração”, observou.

Segundo Barros, a carteira de clientes da operadora de rede neutra ultrapassou 30 provedores. “O modelo veio para ficar, as redes neutras já têm 20% dos homes passed no Brasil, e agora na I-Systems entramos em uma terceira fase, de escalar o negócio”, avisou. A empresa é controlada pela IHS, tem a TIM Brasil como sócia, e atende em 41 cidades onde havia infraestrutura óptica da antiga Live TIM. Em julho, lançou uma solução de fibra para o escritório (FTTO), de olho justamente nas parcerias com ISPs que miram o mercado corporativo.

Sair da versão mobile