“A boa performance dos negócios demonstra que a Vero está totalmente conectada com as necessidades e demandas dos seus clientes. Estamos sempre atentos aos ciclos do mercado, e já entendemos que mais do que nunca buscar um amplo portfólio de serviços se tornou essencial. As pessoas querem ampliar as opções de serviços. Nós passamos a oferecer, então, soluções agregadas como forma de facilitar a vida dos clientes, com acesso a pacotes que incluem canais de entretenimento, streamings e até assinatura de revistas e jornais”, detalha Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.
Outro ponto importante dentre os resultados do trimestre, a Vero segue um desempenho consistente de ganho de margem, decorrente de três fatores: o ganho de preço, o aumento de volume de vendas e a boa gestão de despesas. Como consequência, a geração de caixa tendo como base o EBITDA ajustado, que exclui os desembolsos não recorrentes de atividades de aquisições e plano de ações, atingiu R$ 103 milhões, alta de 34%.
A receita média por usuário (ARPU) também figura entre os destaques e alavancas do crescimento contínuo da companhia. O aumento de 8,5% no índice é decorrente da migração dos clientes para planos de valor maios, com mais benefícios agregados e serviços digitais premium em parceria com marcas como HBO, Globoplay, Telecine e Premiere. “Temos o maior ARPU do setor, de R$ 94, o que nos diferencia da concorrência e também é um fator determinante para a Vero ter a melhor margem Ebitda do mercado, de 52%”, comenta Ferreira.
Na visão geral, a empresa deu mais um salto no seu número de clientes: em 2023, a Vero passa a atender 800 mil pessoas e se consolida como a sétima maior provedora de banda larga do país dentre as cadastradas na Anatel, além de ser a líder nacional de velocidade no ranking da agência. O número de cidades atendidas também cresce regularmente, com 204 municípios.
“A Vero vem fazendo um trabalho de construção de rede e infraestrutura de conectividade de maneira muito eficiente e todo o time está de parabéns. O reflexo deste trabalho é que estamos entregando cada vez mais velocidade e sem aumentar os custos, ganhando diferenciação para nossos clientes e rentabilidade para o negócio. Resultado de uma estratégia bem executada”, diz Ferreira.
Debêntures
Em abril deste ano a empresa captou R$ 375 milhões em debêntures incentivadas. O valor será utilizado para investimento na infraestrutura de rede como forma de se diferenciar dos seus concorrentes. Se trata de uma emissão com sete anos de prazo e com quatro anos de carência “Tivemos uma liberação de 1,1 bilhão do Ministério de Infraestrutura, o que nos deixa uma janela de oportunidade muito grande para o futuro e permite que a Vero continue crescendo, mas não a qualquer custo. Crescimento sustentável e responsável sempre será o nosso grande foco”, resume Ferreira.
Ao todo, a companhia mantém mais de 30,1 mil km de fibra óptica, sendo 9 mil km de rede de backbone. Assim, a rede da Vero totaliza mais de 2,7 milhões de Homes Passed (HP – quantidade de domicílios que estão cobertos pela rede de FTTH da Vero) e totaliza 4,5 milhões de Addressable Homes Passed (AHP – quantidade total de domicílios das cidades em que a companhia está presente).
A Vero é uma empresa de telecomunicações brasileira criada em 2019, controlada pela Vinci Partners e com atuação em Minas Gerais, Goiás, DF e todos os estados do Sul do país.(Com assessoria de imprensa)