Vazamento de dados: Wirelink ensina como saber se seu CPF foi usado


Em janeiro deste ano, foi identificado um megavazamento com dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas falecidas. Desde então, um alerta se acendeu e muitas pessoas passaram a tomar conhecimento de que seus nomes e dados foram utilizados na abertura de contas correntes e empréstimos ilegais.

Para proteger pessoas jurídicas, empresas que oferecem serviços de conectividade estão atentas a esta prática criminosa, e disponibilizam soluções. É o caso da Wirelink, que possui em seus serviços de conectividade a segurança para empresas, tendo em seu portfólio de produtos/serviços de segurança: Firewall, IPS, Filtro de Conteúdo e Antivírus, que podem ser incluídos no Link Dedicado de Internet.

Publicidade

Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, o diretor comercial da Wirelink, Vanderson Santana, explica que um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central, que permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao CPF do titular. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição no celular e também via internet.

Através de um credenciamento simples, é possível controlar a situação em todas as instituições financeiras. Caso a pessoa verifique que foram abertas contas ou empréstimos por terceiros em seu nome, pode entrar em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.

Para fazer a consulta ao Registrato, basta acessar https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato e seguir o passo a passo.

Como fazer:

Caso seja o primeiro acesso, clique em “Pessoa física” ou “Pessoa jurídica” e comece a fazer o credenciamento.

Há várias opções para fazer esse credenciamento: por celular, internet banking e cadastro digital. Também é possível se credenciar de forma presencial e pelos Correios, mas as duas modalidades estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Credenciamento pelo celular

Após fazer o primeiro acesso, é preciso abrir o aplicativo do seu banco no celular e seguir as instruções do Banco Central. O cadastro feito por meio do aplicativo vai resultar num PIN. Anote este número, pois ele será necessário na próxima etapa. O BC detalha as instruções do cadastro a ser feito no aplicativo do seu banco.

É necessário que o credenciamento pelo celular seja concluído no site do Banco Central. Prossiga com o cadastro e preencha todas as informações. Lembre-se: vai ser preciso incluir o número do PIN criado pelo aplicativo do seu banco. Importante: a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Finalizado o cadastro, é possível acessar a página Registrato. Normalmente, você é transferido automaticamente. Caso isso não ocorra, clique aqui. Faça o log-in e utilize a senha cadastrada. Se ela não funcionar, vai ser preciso criar uma nova senha.

Na próxima etapa, já logado, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Agora já é possível saber se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.

Credenciamento pela internet

Ao selecionar o Internet banking, comece pela frase de segurança na página do Banco Central.

Preencha todos os seus dados para conseguir a frase de segurança.

Com a frase de segurança criada, já é possível fazer o credenciamento no site do seu banco. Lembrando que a frase vale por 48 horas. Agora, siga as instruções da página do Banco Central.

O próximo passo é ir para o site do seu banco. Caso haja uma área de busca, pesquisar por Registrato pode ser um caminho mais rápido para conseguir fazer o cadastro da chave. Com a frase cadastrada no seu banco, siga para a próxima etapa. Preencha todos os campos. Lembre-se que você vai utilizar novamente a sua frase de segurança. De novo, a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Encerrado o processo de cadastro, já é possível acessar a página do Registrato. Se você não for transferido automaticamente, clique aqui. Faça o log-in e utiliza a senha cadastrada. Se ela não funcionar, tente criar uma nova.

Por fim, após fazer log-in, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Feito isso, você saberá se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições

Ainda não há como evitar o uso de dados

Segundo a empresa de segurança digital que identificou os vazamentos de dados, Psafe, hoje não há mecanismos para o cidadão verificar se seus dados foram vazados ou não. O que é possível fazer é evitar dar mais informações tomando alguns cuidados, como evitar informar dados pessoais em sites de procedência desconhecida, evitar dar informações sensíveis em ligações de números não identificados e utilizar um serviço de proteção contra golpes virtuais em seus dispositivos, como celular e computador.

Segundo a empresa, os números de celular, bem como nome completo, informações de endereço e CPF das vítimas, podem ser utilizadas para aplicar os mais diversos tipos de golpe, sendo a grande maioria com base em engenharia social, para obter outras informações com a própria vítima, e fraudes.(Com assessoria de imprensa)

 

Previous Três aspectos cruciais que a agenda regulatória da ANPD traz à tona
Next Estudo mostra que 62% das empresas ainda não estão adequadas à LGPD

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *