Em janeiro deste ano, foi identificado um megavazamento com dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas falecidas. Desde então, um alerta se acendeu e muitas pessoas passaram a tomar conhecimento de que seus nomes e dados foram utilizados na abertura de contas correntes e empréstimos ilegais.
Para proteger pessoas jurídicas, empresas que oferecem serviços de conectividade estão atentas a esta prática criminosa, e disponibilizam soluções. É o caso da Wirelink, que possui em seus serviços de conectividade a segurança para empresas, tendo em seu portfólio de produtos/serviços de segurança: Firewall, IPS, Filtro de Conteúdo e Antivírus, que podem ser incluídos no Link Dedicado de Internet.
Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, o diretor comercial da Wirelink, Vanderson Santana, explica que um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central, que permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao CPF do titular. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição no celular e também via internet.
Através de um credenciamento simples, é possível controlar a situação em todas as instituições financeiras. Caso a pessoa verifique que foram abertas contas ou empréstimos por terceiros em seu nome, pode entrar em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.
Para fazer a consulta ao Registrato, basta acessar https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato e seguir o passo a passo.
Como fazer:
Caso seja o primeiro acesso, clique em “Pessoa física” ou “Pessoa jurídica” e comece a fazer o credenciamento.
Há várias opções para fazer esse credenciamento: por celular, internet banking e cadastro digital. Também é possível se credenciar de forma presencial e pelos Correios, mas as duas modalidades estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.
Credenciamento pelo celular
Após fazer o primeiro acesso, é preciso abrir o aplicativo do seu banco no celular e seguir as instruções do Banco Central. O cadastro feito por meio do aplicativo vai resultar num PIN. Anote este número, pois ele será necessário na próxima etapa. O BC detalha as instruções do cadastro a ser feito no aplicativo do seu banco.
É necessário que o credenciamento pelo celular seja concluído no site do Banco Central. Prossiga com o cadastro e preencha todas as informações. Lembre-se: vai ser preciso incluir o número do PIN criado pelo aplicativo do seu banco. Importante: a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.
Finalizado o cadastro, é possível acessar a página Registrato. Normalmente, você é transferido automaticamente. Caso isso não ocorra, clique aqui. Faça o log-in e utilize a senha cadastrada. Se ela não funcionar, vai ser preciso criar uma nova senha.
Na próxima etapa, já logado, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Agora já é possível saber se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.
Credenciamento pela internet
Ao selecionar o Internet banking, comece pela frase de segurança na página do Banco Central.
Preencha todos os seus dados para conseguir a frase de segurança.
Com a frase de segurança criada, já é possível fazer o credenciamento no site do seu banco. Lembrando que a frase vale por 48 horas. Agora, siga as instruções da página do Banco Central.
O próximo passo é ir para o site do seu banco. Caso haja uma área de busca, pesquisar por Registrato pode ser um caminho mais rápido para conseguir fazer o cadastro da chave. Com a frase cadastrada no seu banco, siga para a próxima etapa. Preencha todos os campos. Lembre-se que você vai utilizar novamente a sua frase de segurança. De novo, a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.
Encerrado o processo de cadastro, já é possível acessar a página do Registrato. Se você não for transferido automaticamente, clique aqui. Faça o log-in e utiliza a senha cadastrada. Se ela não funcionar, tente criar uma nova.
Por fim, após fazer log-in, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Feito isso, você saberá se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições
Ainda não há como evitar o uso de dados
Segundo a empresa de segurança digital que identificou os vazamentos de dados, Psafe, hoje não há mecanismos para o cidadão verificar se seus dados foram vazados ou não. O que é possível fazer é evitar dar mais informações tomando alguns cuidados, como evitar informar dados pessoais em sites de procedência desconhecida, evitar dar informações sensíveis em ligações de números não identificados e utilizar um serviço de proteção contra golpes virtuais em seus dispositivos, como celular e computador.
Segundo a empresa, os números de celular, bem como nome completo, informações de endereço e CPF das vítimas, podem ser utilizadas para aplicar os mais diversos tipos de golpe, sendo a grande maioria com base em engenharia social, para obter outras informações com a própria vítima, e fraudes.(Com assessoria de imprensa)
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