Apesar de ter um aumento estatístico na nota, o serviço da banda larga fixa continua o menos satisfatório para o usuário, conforme a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022, publicada pela Anatel nesta quarta-feira, 5. Foram entrevistados 88 mil consumidores de todo o Brasil entre julho de 2022 e janeiro de 2023.
Os consumidores de telefonia celular pré-paga se mostraram os mais satisfeitos com as prestadoras em uma escala que vai de 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito).
As médias nacionais do Índice de Satisfação Geral (ISG) da pesquisa de 2022, por serviço, foram de:
- Telefonia celular pré-paga: 7,70;
- Telefonia fixa: 7,45;
- Telefonia celular pós-paga: 7,30;
- TV por assinatura: 7,22; e
- Banda larga fixa: 7,07.
A nota do índice de satisfação atribuída pelos consumidores de banda larga foi estatisticamente maior do que os 6,88 da Pesquisa de Satisfação anterior. Em 2021, telefonia celular pré-paga registrou 7,82; telefonia fixa, 7,37, telefonia celular pós-paga, 7,39; e TV por Assinatura, 7,13.
Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Gigabyte, primeiro ano que participou da pesquisa, obteve a maior nota dentre as prestadoras pesquisadas no serviço de banda larga fixa. A Unifique teve as notas nacionais mais altas no serviço telefonia fixa. E, a Vivo obteve a maior nota nacional no serviço de televisão por assinatura.
| INTERNET FIXA | TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA | TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA | TELEFONIA FIXA | TV POR ASSINATURA |
Algar | 7,35▲ | 7,12■ | 7,66■ | 7,85■ | – |
Brisanet | 8,14▲ | – | – | – | – |
Claro | 6,76■ | 7,53■ | 7,92▼ | 7,65▲ | 7,01■ |
Gigabyte | 8,25* | – | – | – | – |
MOB | 7,32■ | – | – | – | – |
Oi | 7,03▲ | – | – | 7,19▼ | 7,26■ |
Oi Claro | – | 6,74* | 7,26* | – | – |
Oi Vivo | – | 6,86* | 7,33* | – | – |
Oi Tim | – | 6,72* | 7,45* | – | – |
Sky | 6,50■ | – | – | – | 7,38■ |
Tim | 7,00■ | 7,03▼ | 7,60▼ | 7,62▲ | – |
Unifique | 8,18■ | – | – | 8,39■ | 7,45■ |
Valenet | 7,31* | – | – | – | – |
Vivo | 7,32▲ | 7,49■ | 7,83■ | 7,48■ | 7,66▲ |
As operações locais com os consumidores mais satisfeitos na banda larga fixa são:
UF |
Operadora |
ISG |
AL |
Brisanet |
8,50 |
PI |
Brisanet |
8,49 |
PE |
Brisanet |
8,47 |
SE |
Brisanet |
8,36 |
RN |
Brisanet |
8,34 |
Nova metodologia
Este é o oitavo ano da pesquisa e o segundo ano com o novo modelo estabelecido com a atualização do Manual de Aplicação – documento que define os principais aspectos operacionais da pesquisa. As mudanças foram propostas com o objetivo de aperfeiçoar os resultados e permitir seu uso na composição do Selo de Qualidade previsto pelo novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).
A Anatel é a responsável pela metodologia da pesquisa, formulação dos questionários, sorteio dos contatos a serem entrevistados e acompanhamento da execução. Já a coleta das entrevistas, realizadas por telefone, foi executada pela empresa Kantar entre julho de 2022 e janeiro de 2023.
Os resultados desta edição – e das anteriores – podem ser consultados e baixados na página da Pesquisa no portal da Anatel.
O relatório completo está aqui. (Com assessoria de imprensa)
No Comment