Usuário da banda larga fixa continua o menos satisfeito


Crédito: FreepikApesar de ter um aumento estatístico na nota, o serviço da banda larga fixa continua o menos satisfatório para o usuário, conforme a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022, publicada pela Anatel nesta quarta-feira, 5. Foram entrevistados 88 mil consumidores de todo o Brasil entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

Os consumidores de telefonia celular pré-paga se mostraram os mais satisfeitos com as prestadoras em uma escala que vai de 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito).

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As médias nacionais do Índice de Satisfação Geral (ISG) da pesquisa de 2022, por serviço, foram de:

  • Telefonia celular pré-paga: 7,70;
  • Telefonia fixa: 7,45;
  • Telefonia celular pós-paga: 7,30;
  • TV por assinatura: 7,22; e
  • Banda larga fixa: 7,07.

A nota do índice de satisfação atribuída pelos consumidores de banda larga foi estatisticamente maior do que os 6,88 da Pesquisa de Satisfação anterior. Em 2021, telefonia celular pré-paga registrou 7,82; telefonia fixa, 7,37, telefonia celular pós-paga, 7,39; e TV por Assinatura, 7,13.

Na média nacional, a Claro teve a nota de satisfação mais alta nos serviços móveis. A Gigabyte, primeiro ano que participou da pesquisa, obteve a maior nota dentre as prestadoras pesquisadas no serviço de banda larga fixa. A Unifique teve as notas nacionais mais altas no serviço telefonia fixa. E, a Vivo obteve a maior nota nacional no serviço de televisão por assinatura.

INTERNET FIXA TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA TELEFONIA FIXA TV POR ASSINATURA
Algar 7,35 7,12 7,66 7,85
Brisanet 8,14
Claro 6,76 7,53 7,92 7,65 7,01
Gigabyte 8,25*
MOB 7,32
Oi 7,03 7,19 7,26
Oi Claro 6,74* 7,26*
Oi Vivo 6,86* 7,33*
Oi Tim 6,72* 7,45*
Sky 6,50 7,38
Tim 7,00 7,03 7,60 7,62
Unifique 8,18 8,39 7,45
Valenet 7,31*
Vivo 7,32 7,49 7,83 7,48 7,66

 

As operações locais com os consumidores mais satisfeitos na banda larga fixa são:

UF

Operadora

ISG

AL

Brisanet

8,50

PI

Brisanet

8,49

PE

Brisanet

8,47

SE

Brisanet

8,36

RN

Brisanet

8,34

Nova metodologia

Este é o oitavo ano da pesquisa e o segundo ano com o novo modelo estabelecido com a atualização do Manual de Aplicação – documento que define os principais aspectos operacionais da pesquisa. As mudanças foram propostas com o objetivo de aperfeiçoar os resultados e permitir seu uso na composição do Selo de Qualidade previsto pelo novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).

A Anatel é a responsável pela metodologia da pesquisa, formulação dos questionários, sorteio dos contatos a serem entrevistados e acompanhamento da execução. Já a coleta das entrevistas, realizadas por telefone, foi executada pela empresa Kantar entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

Os resultados desta edição – e das anteriores – podem ser consultados e baixados na página da Pesquisa no portal da Anatel.

O relatório completo está aqui. (Com assessoria de imprensa)

 

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