A Unifique, prestadora de banda larga fixa em Santa Catarina, pretende dobrar sua rede para atender a um milhão de clientes em cinco anos, com investimentos de até R$ 100 milhões. A operadora, que obteve a maior pontuação na pesquisa de qualidade da Anatel para Santa Catarina e terceira colocação para todo o país, quer continuar seu projeto de crescimento, iniciado com a implantação de um datacenter, em abril deste ano.
Segundo o diretor de mercado da companhia, Jair Francisco, afirma que a Unifique investiu R$ 20 milhões no seu datacenter, que é dotado dos equipamentos existentes no mundo, com duas usinas de energia elétrica e redundância de ar condicionado e está disponível para as empresas que necessitarem do serviço. Segundo ele, são 120 racks em uma instalação nível Tier III, que exige disponibilidade do serviço de 99,98%, ou seja, interrupção por no máximo uma hora e seis minutos ao ano.
Outra decisão da Unifique é ampliar a rede de atendimento presencial, uma marca registrada da operadora catarinense. A empresa, sediada em Timbó, no Vale do Itajaí, tem 46 unidades de atendimento em Santa Catarina, entre lojas próprias e revendas parceiras, e planeja abrir novos pontos conforme as oportunidades do mercado.
“Queremos nos aproximar ainda mais das pessoas para cumprir nosso propósito de facilitar a vida delas. Enquanto grandes operadoras fecham seus pontos de atendimento presenciais e levam os clientes aos 0800, nós investimos em lojas porque acreditamos que elas são fundamentais para o relacionamento com o usuário”, afirma Jair Francisco (foto). Ele sustenta que esse atendimento tem assegurado o crescimento de 30% ao ano, em média.
Fundada em 1997, a rede de fibra óptica de 10 mil km da Unifique cobre 116 municípios de Santa Catarina e tem entre seus clientes metade das 100 maiores empresas do estado. São 150 mil pontos de acesso à fibra. Além de banda larga fixa, vende serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e Datacenter. A previsão da empresa é estar presente em 200 municípios até 2024 e que sua rede possa atender a um milhão de residências (home passed) nesse período.
Qualidade
Na última Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel, a Unifique obteve a terceira melhor nota do país (7,64). A pesquisa de opinião, divulgada em março, ouviu mais de 100 mil brasileiros em 2018. No critério “Canais de Atendimento”, a Unifique alcançou nota 8,46, bem acima da média nacional (6,83). No critério “Atendimento Telefônico” obteve a melhor nota do país (8,20), contra média nacional de 6,18. O suporte ao cliente é feito 24 horas por dia, sete dias na semana. “Sentimos o resultado dessa estratégia nas vendas – 80% é decorrente da recomendação de atuais clientes”, conta Francisco.