Situada ao norte do estado, Garuva se tornou a primeira cidade em Santa Catarina a contar com a cobertura 5G da Unifique. O lançamento do serviço ocorreu na manhã do sábado (11), durante um evento público promovido na praça municipal. Contou com a participação de autoridades e líderes empresariais, entre eles o presidente da Unifique, Fabiano Busnardo, e o prefeito municipal Rodrigo David.
A oferta da telefonia móvel 5G é parte da estratégia de expansão da Unifique, que venceu o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) das faixas regionais do Sul do Brasil em 2021. Porém, a implantação em Garuva representa mais do que isso: se diferencia por ser um movimento pioneiro na abordagem “Greenfield”, uma situação única no panorama global de operações móveis. A prestadora do serviço móvel chega mais próxima do usuário em uma cidade de menor porte, priorizando o cliente e reconhecendo a importância das relações diretas com o consumidor.
Em seu discurso à comunidade, o presidente da Unifique Fabiano Busnardo enfatizou sobre a preocupação estratégica da empresa em estar presente nas cidades, independente da faixa populacional. “Nosso compromisso é atender cidades com até 30 mil habitantes até 2029. Garuva recebe 5G com seis anos de antecedência”, destacou. Ele reforçou que os testes com a rede móvel iniciaram há cerca de três meses no município, sendo o serviço desenvolvido por um time de enorme capacidade técnica, prezando pela valorização de profissionais brasileiros. Planos de celular complementarão o serviço de banda larga via fibra óptica, já disponível para toda a cidade.
5G em Santa Catarina
“Com o 5G entraremos em uma nova era de conectividade, o que aumentará a produtividade de várias indústrias, trará inovações para diversas áreas, como, por exemplo, a saúde”, complementou.