A Um Telecom anunciou sua associação à ABDC – Associação Brasileira de data center. A ABDC é uma associação de empresas e profissionais de Data Center que se uniram para garantir que a próxima etapa de crescimento deste mercado no Brasil se dê de maneira estruturada, com profissionais treinados, com normas técnicas locais e apoio do poder público.
A iniciativa de juntar-se à instituição aconteceu, também, em virtude do anúncio recente da construção de seu data center Tier 3, que faz parte dos planos da empresa de transformar o estado de Pernambuco em um hub de dados.
Daniel Gomes, COO da Um Telecom, explica que o data center da empresa foi concebido em três fases. A primeira com capacidade para até 150 racks e potência útil de TI de até 1 MW, em um Data Hall. A segunda e a terceira fases acrescentarão 300 racks cada uma. No entanto, como o terreno é grande, há espaço para crescer. “É isso que esperamos que aconteça dadas as oportunidades identificadas por nossas pesquisas de mercado”, afirma o executivo.
Segundo o COO, a associação da Um Telecom com a ABDC vem ao encontro dos planos da empresa de estar cada vez mais próxima da inovação e de ações em prol da implementação de políticas públicas direcionadas ao setor de data centers, a fim de posicionar o Brasil como um hub global, impulsionando a economia digital e promovendo a inovação em todo o País.”
Aporte financeiro
Em junho, a Um Telecom recebeu um aporte de R$ 41 milhões do BNDES. Essa ação teve como objetivo a implantação do primeiro data center com classificação Tier 3 de Pernambuco. O financiamento foi formalizado durante reunião do presidente do Banco, Aloizio Mercadante, com a diretoria da Um Telecom, no Recife.
O BNDES Funttel, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, aprovou o financiamento na linha de apoio à inovação. Na época, a Um Telecom afirmou que a ativação do data center deve acontecer até o final de 2025. (Com assessoria de imprensa)
No Comment