A Um Telecom é a única empresa pernambucana que está participando do Exercício Guardião Cibernético – EGC 4.0, maior evento de defesa cibernética do hemisfério sul, organizado pelo Comando de Defesa Cibernética, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O evento teve início nesta terça (16) e segue até sexta-feira (19), em Brasília e São Paulo.
Durante o exercício, são feitas simulações de ataques e soluções de crise no ambiente cibernético, onde são reproduzidos sistemas computacionais utilizados pelos especialistas dos órgãos e empresas participantes. As atividades realizadas têm como objetivo criar um ambiente muito próximo ao real, no qual os participantes envolvidos deverão atuar em conjunto (áreas de TI, comunicação, jurídico e alta administração) protegendo seus sistemas dos ataques simulados.
“A participação da Um Telecom em um exercício de amplitude nacional como o Guardião Cibernético 4.0 mostra a maturidade da empresa para oferecer soluções de cibersegurança compatíveis com as demandas de governos, empresas e iniciativas do terceiro setor”, destaca Rodrigo Augusto, CTO da Um Telecom, que está acompanhando o Exercício. Segundo ele, foi observado um crescimento importante no número de ameaças cibernéticas, “daí a necessidade de nos mantermos atualizados para oferecer soluções rápidas e práticas”, disse.
Além Augusto, Daniel Albuquerque, diretor de TI; Diego Rojas, Gerente de Produtos, e Raquel Scarano, diretora de Marketing, compõem o grupo de representantes da Um Telecom na atividade.
Entre os objetivos do evento, busca-se contribuir para a integração entre o governo, o setor privado e o meio acadêmico no incremento da proteção do espaço cibernético nacional, uso de ferramenta para compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas, utilização de protocolos para a proteção do espaço cibernético e priorização das infraestruturas críticas de interesse para a Defesa Nacional.
Participam do EGC 4.0 os setores estratégicos nuclear, cibernético e espacial e organizações de diversos segmentos como telecomunicações, energia, água e saneamento, financeiro, defesa, transporte, comunidade acadêmica, Governo e órgãos parceiros.(Com assessoria de imprensa)
No Comment