A solução permite aos empresários ter um auxílio extra para a tomada de decisões que impactam diretamente as ações nas empresas. A tecnologia, desenvolvida pela Panops, startup de desenvolvimento de software com foco em IoT e integração de sistemas, recebeu investimentos da Um Telecom.
Por meio de uma câmera simples, o Argos mapeia uma determinada área e processa as imagens, identificando as pessoas que circulam no local. Dados como quanto tempo determinada pessoa gastou em certos setores, quantas pessoas entraram e saíram, quanto tempo cada cliente permaneceu no ambiente, entre outros, são enviados para o banco de dados em nuvem, no datacenter da Um Telecom.
O software gera gráficos que podem calcular, entre outras coisas, quais foram os horários de maior fluxo de pessoas, qual a relação entre o número de clientes e o faturamento, bem como os dias com maior número de visitantes.
A vantagem do Argos é que o sistema não utiliza equipamentos em larga escala, mas os modelos de câmeras já disponíveis no mercado. O principal diferencial do produto está no software com o armazenamento em nuvem e inteligência artificial gerando dados agregados.
“Este é um produto voltado para diversos setores do mercado, especialmente para empresas de pequeno e médio porte que precisam de um monitoramento constante do fluxo de pessoas. Os dados gerados viram insumos para a correta tomada de decisão das empresas”, explica o cientista da computação Rafael Jardim, da Panops.(Com assessoria de imprensa)