Ponto ISP

TR 181: roteadores da Huawei facilitam a gestão da rede de internet


Produtos de referência no mercado, os roteadores WiFi 6 da Huawei ajudam os provedores de serviços de internet (ISPs) a entregarem muito mais do que uma conexão veloz, estável, segura, potente e de amplo alcance. Isso porque os aparelhos foram projetados para, além de enriquecer a experiência de internet do cliente final, simplificar as operações dos prestadores de banda larga.

Em geral, os equipamentos da marca contam com diversas funcionalidades que facilitam o serviço dos ISPs, incluindo protocolos de gerenciamento e configuração de dados da rede, como o TR 181.

PUBLICIDADE

Na prática, o TR 181 é usado para definir uma estrutura padronizada para os dados que podem ser acessados, monitorados e ajustados a distância. Isso ocorre porque o TR 181 atua como uma extensão de outro protocolo, o TR 069.

Confira, a seguir, como essas tecnologias auxiliam as operações dos ISPs!

 

Gerenciamento remoto

O TR 181 é um protocolo que proporciona uma descrição mais detalhada sobre os dados do roteador. O provedor, por sua vez, tem acesso a todas as informações pertinentes sobre o equipamento a distância.

Inclusive, o TR 181 é um grande aliado do TR 069, também presente nos roteadores da Huawei – vale notar que o nome técnico do TR 181 é justamente “Device Data Model for TR 069”.

Enquanto o TR 069 permite o gerenciamento e a configuração remota de dispositivos, o TR 181 padroniza os dados, fornecendo mais detalhes sobre o equipamento, facilitando o entendimento sobre as condições de cada funcionalidade.

O protocolo é um recurso de significativa importância para o gerenciamento de equipamentos, sobretudo por facilitar a gestão remota. A Huawei já adotou a solução, que é uma evolução do primeiro padrão de modelo de dados, o TR 098.

 

Funções do TR 181 nos roteadores

 

Vantagens da nova versão

Com o modelo de dados TR 181, o provedor pode gerenciar a rede em funcionamento na casa do cliente que esteja configurada com os protocolos TR 069 e TR 098. Ou seja, a nova versão é compatível com a solução de gestão a distância (TR 069) e cobre as redes implantadas com o modelo anterior (TR 098) com eficiência.

Dessa forma, o ISP que utiliza plataformas de gerenciamento de rede pode aperfeiçoar as operações com o novo recurso disponibilizado pela Huawei.

Além do mais, vale notar que a solução prepara o provedor para o futuro. Isso porque o protocolo TR 069 foi projetado para funcionar com qualquer tipo de equipamento instalado na casa do cliente que utilize modelos de padronização e dados.

Acontece que o TR 181 proporciona uma descrição mais detalhada do que o modelo anterior, permitindo que o ISP atue de forma mais precisa. E a tendência é de que o TR 181 se popularize nos próximos anos. Enquanto isso, o provedor parceiro da Huawei sai na frente no que diz respeito à gestão da sua rede!

 

Recursos para aprimoramento das operações

Além dos protocolos de gerenciamento a distância, os roteadores WiFi 6 da Huawei trazem diversas funções que ajudam os ISPs a oferecer o melhor serviço de banda larga.

A ferramenta HiConfig, por exemplo, permite que os equipamentos sejam configurados em lote. Neste caso, o ISP deve formular um parâmetro individual de configuração que pode ser replicado em vários dispositivos, reduzindo consideravelmente o trabalho da equipe técnica.

A marca também disponibiliza o aplicativo HUAWEI AI Life, que permite que o usuário dos roteadores customize a rede, incluindo a criação de senhas temporárias para visitas e a implementação de medidas de controle parental. Com o app, também é possível diagnosticar eventuais falhas de conectividade, remover conexões e muito mais.

Os roteadores da Huawei ainda acompanham a tecnologia HarmonyOS Mesh+, que facilita a criação de redes mesh com outros dispositivos da marca. O modelo HUAWEI WiFi AX3S ainda inclui a solução EasyMesh, com a qual é possível parear o aparelho com pontos de acesso de outros fornecedores.

Visite o site da Huawei e saibre mais sobre o portfólio de roteadores WiFi 6.

 

 

Sair da versão mobile