O mercado digital brasileiro em 2024 foi marcado pelo aumento expressivo do consumo nas redes sociais, especialmente em plataformas como TikTok, WhatsApp e Instagram, segundo relatório divulgado pela Comscore. A empresa, que mede audiência digital, apontou que o Brasil permaneceu entre os quatro maiores mercados digitais do mundo, atingindo 131 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2024.
Uma das mudanças mais destacadas foi a preferência crescente dos brasileiros pelos aplicativos. Em dezembro, os usuários gastaram, em média, 103,9 horas mensais em aplicativos móveis, enquanto o uso de navegadores em dispositivos móveis ficou em apenas 5,5 horas mensais. O consumo das redes sociais alcançou a média mensal de 51 horas por usuário.
O TikTok registrou um aumento significativo, com um crescimento de 73% no número de visualizações de vídeos em relação a dezembro de 2023, chegando a 11,1 bilhões de visualizações. Plataformas associadas ao universo gamer também cresceram, como o Discord, com aumento de 46%, e o Reddit, com crescimento expressivo de 132%.
Entre influenciadores digitais, as interações chegaram a 6 bilhões em 2024, com destaque para nomes como Virgínia, Neymar Jr., e Vinícius Jr. Além disso, o Spotify manteve sua liderança no streaming de áudio, somando 900 milhões de horas de escuta no ano, um aumento de 39% em relação a 2023.
No varejo digital, a Shopee destacou-se como a plataforma com maior crescimento em audiência, com aumento de 7,9 milhões de visitantes únicos comparado ao ano anterior. Já entre serviços financeiros digitais, a Caixa foi a instituição mais acessada, com 55 milhões de visitantes únicos em dezembro.
Eventos transmitidos online também impulsionaram a audiência digital. A CazéTV cresceu 128% em visualizações no YouTube, principalmente devido às transmissões do Campeonato Paulista e das Olimpíadas de Paris. (Com assessoria de imprensa)
No Comment