Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços, ressalta que dentre os serviços de informação e comunicação, os serviços de tecnologia da informação foram o destaque crescendo 5,3% em relação a junho e 9% em relação a julho de 2019. Com isso, o segmento atingiu o ponto mais alto da série histórica do IBGE, iniciada em janeiro de 2011. O segmento de TI acumula uma alta de 6,8% de janeiro a julho e de 9,1% nos últimos 12 meses.
“O setor de tecnologia da informação é o mais dinâmico e resiliente entre as atividades de serviços; mesmo nos momentos de crise, como a greve dos caminhoneiros, a crise de 2016/2017 e a de 2008, o setor tem mostrado capacidade de se recuperar muito rápido”, analisa Lobo. Em relação à pandemia, o segmento de TI não está entre os setores mais impactados como aqueles que dependem de atendimento presencial, a exemplo dos serviços prestados às famílias por hotéis e restaurantes.
“O avanço no setor de tecnologia da informação foi puxado pelas atividades de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet, que têm receitas de publicidade; e também pelos aplicativos e plataformas de videoconferência, que tiveram um ganho adicional durante a pandemia”, destaca o gerente da pesquisa mensal de serviços.
Já o setor de telecomunicações variou apenas 0,3% e está a 15,4% do ponto mais alto da série histórica, alcançado em outubro de 2014. O setor ainda precisa crescer 2,3% para alcançar o patamar de fevereiro, período pré-pandemia