A prorrogação atende principalmente à reivindicação da ABR Telecomunicações, é a entidade administradora do sistema informatizado de numeração (EASI) e que atua como um órgão de apoio e consultivo da Anatel na gestão dos recursos de numeração. Segundo a entidade, o esforço necessário para implantação da ferramenta prevê a necessidade de 35 dias, conforme levantamento realizado junto ao parceiro tecnológico.
Além disso, afirma que o risco apontando durante as reuniões do grupo de trabalho de numeração sobre o impacto no prazo de desenvolvimento, com o atraso na deliberação do serviço, a previsão se concretizou. A ABR pediu mais 20 dias para a implantação da ferramenta “Qual empresa me ligou”.
A Conexis, outra entidade signatária do pedido de prorrogação, expõe que em algumas de suas associadas, os dados cadastrais dos clientes estão distribuídos de acordo com os produtos e serviços contratados exigindo rotinas complexas em Data Warehouse (DW) para coletar dos dados de todas as plataformas e sistemas, independente do segmento. Para aplicar inúmeras regras de tratamento e normalização e por fim gerar os arquivos consolidados para carga na Gestão de Cadastro Centralizado. Também alega que em época de final de ano, com o aumento das vendas, os sistemas de TI são “congelados” para atender as vendas e os usuários em geral.
Nesse sentido, a Conexis solicita um prazo adicional de 30 dias para a finalização da ferramenta, que foi adotado pela Anatel.
Além da ABR Telecom e Conexis, pediram o adiamento do prazo a Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone Telecomunicações, Cambridge Telecomunicações, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group Internacional, Hoje Sistemas de Informática, Itelco Telecomunicações, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin Telecomunicações, Tarifar Telecom, Telefônica, Telexperts Telecomunicações, TIM, Transit do Brasil, TVN Nacional, Vonex Telecomunicações, Algar e Oi.