A Unifique foi classificada pela Standard & Poor’s Global, uma das mais conceituadas agências de classificação de risco de crédito do mercado, com rating ‘brAA-’ e perspectiva estável. Na análise, a equipe de profissionais da agência vê a competência da empresa para continuar o crescimento de receita em bases sólidas por meio da expansão orgânica de suas operações e consolidação de empresas adquiridas (10 operadoras em 2021 e 1 em janeiro deste ano).
A expectativa é que a operadora continue apresentando margem Ebitda acima de 50% e dívida bruta sobre Ebitda em torno de 2,0x e manutenção de liquidez confortável. “A perspectiva estável indica nossa expectativa de que a Unifique continuará expandindo suas operações nos próximos anos, enquanto aumenta sua escala e participação de mercado na região Sul”, destaca a equipe da S&P Global.
A Unifique concluiu sua oferta inicial de ações (IPO), em agosto de 2021. A oferta de distribuição primária atingiu o montante total de R$863,4 milhões. Segundo a análise, a capitalização da Companhia forneceu flexibilidade financeira e conforto de liquidez para seguir com seu planejamento de expansão, ao mesmo tempo que mantém uma baixa alavancagem.
O levantamento de risco da S&P ressaltou que a margem Ebitda acima de 50% é maior que a média da indústria, devido às suas operações eficientes e foco em banda larga fixa, apesar da escala e diversificação geográfica e de serviços inferiores às dos grandes players nacionais.
Para o CFO da Unifique, José Wilson Júnior, a atribuição do rating ‘brAA-’ com uma perspectiva estável ratifica que a empresa está no caminho certo. “Vamos continuar nossa trajetória de crescimento e perfil de consolidadora, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nossa capacidade de integração das operadoras adquiridas nos deixa confortáveis e otimistas. Seguimos em 2022 com nossa estratégia de alto crescimento e manutenção de margens operacionais acima da média do setor”, afirma.(Com assessoria de imprensa)