A Furukawa Electric LatAm lançou uma nova solução modular para o setor de telecomunicações, a Caixa de Terminação Óptica (CTO) modelo cassete. Essa tecnologia busca oferecer uma alternativa escalável e eficiente para provedores de serviços de internet, permitindo que a rede de fibra óptica cresça conforme a demanda de assinantes aumenta.
A CTO modelo cassete permite que operadoras e provedores façam investimentos fracionados, instalando módulos de fibra de forma gradual, conforme necessário. “Esta solução é uma excelente opção, pois possibilita instalação rápida e escalável, atendendo desde áreas rurais até regiões densamente povoadas”, afirma Arthur Demarco Neto, engenheiro de aplicação da Furukawa.
O conceito de “crescimento sob demanda” adotado pela Furukawa com sua CTO modelo cassete permite que a infraestrutura de rede seja ampliada de forma eficiente, sem a necessidade de substituir toda a estrutura existente. Segundo Demarco, a CTO foi projetada para facilitar essa expansão. “Os provedores podem duplicar suas redes de maneira eficiente, adaptando-se ao aumento do número de assinantes, sem precisar investir imediatamente em uma capacidade total.”
A CTO-16MT DIO cassete suporta splitters de 1×8, 1×16 ou dois splitters de 1×8 e pode ser adquirida vazia, o que permite expandir a rede conforme ela cresce. Demarco explica que essa flexibilidade oferece maior controle sobre o fluxo de caixa, já que a expansão acontece de acordo com o aumento da receita. “Isso resulta em um melhor fluxo de caixa, possibilitando a expansão conforme a receita aumenta”, reforça o engenheiro.
Eficiência operacional
Além do investimento inicial mínimo, a CTO modelo cassete também proporciona eficiência operacional. O sistema permite a troca de módulos de forma plug and play, o que reduz o tempo de manutenção e inatividade da rede. “A troca de um splitter 1×8 por um 1×16 é simples, não é preciso gastar tempo fazendo novas fusões. Com apenas um click, em um minuto é possível expandir a rede passiva”, explica Demarco.
Segundo a empresa, a CTO modelo cassete pode ser instalada em postes ou em linha, e sua estrutura modular contribui para a flexibilidade no atendimento às necessidades dos provedores de serviços e operadoras, garantindo que a rede de fibra óptica cresça de forma proporcional ao aumento da demanda. (Com assessoria de imprensa)
No Comment