Solução modular da Furukawa otimiza expansão de redes ópticas


Solução modular Furukawa otimiza a expansão de redes ópticas | Foto: Divulgação
Solução modular da Furukawa otimiza expansão de redes ópticas
Solução modular Furukawa otimiza a expansão de redes ópticas | Foto: Divulgação

A Furukawa Electric LatAm lançou uma nova solução modular para o setor de telecomunicações, a Caixa de Terminação Óptica (CTO) modelo cassete. Essa tecnologia busca oferecer uma alternativa escalável e eficiente para provedores de serviços de internet, permitindo que a rede de fibra óptica cresça conforme a demanda de assinantes aumenta.

A CTO modelo cassete permite que operadoras e provedores façam investimentos fracionados, instalando módulos de fibra de forma gradual, conforme necessário. “Esta solução é uma excelente opção, pois possibilita instalação rápida e escalável, atendendo desde áreas rurais até regiões densamente povoadas”, afirma Arthur Demarco Neto, engenheiro de aplicação da Furukawa.

Publicidade

O conceito de “crescimento sob demanda” adotado pela Furukawa com sua CTO modelo cassete permite que a infraestrutura de rede seja ampliada de forma eficiente, sem a necessidade de substituir toda a estrutura existente. Segundo Demarco, a CTO foi projetada para facilitar essa expansão. “Os provedores podem duplicar suas redes de maneira eficiente, adaptando-se ao aumento do número de assinantes, sem precisar investir imediatamente em uma capacidade total.”

A CTO-16MT DIO cassete suporta splitters de 1×8, 1×16 ou dois splitters de 1×8 e pode ser adquirida vazia, o que permite expandir a rede conforme ela cresce. Demarco explica que essa flexibilidade oferece maior controle sobre o fluxo de caixa, já que a expansão acontece de acordo com o aumento da receita. “Isso resulta em um melhor fluxo de caixa, possibilitando a expansão conforme a receita aumenta”, reforça o engenheiro.

Eficiência operacional

Além do investimento inicial mínimo, a CTO modelo cassete também proporciona eficiência operacional. O sistema permite a troca de módulos de forma plug and play, o que reduz o tempo de manutenção e inatividade da rede. “A troca de um splitter 1×8 por um 1×16 é simples, não é preciso gastar tempo fazendo novas fusões. Com apenas um click, em um minuto é possível expandir a rede passiva”, explica Demarco.

Segundo a empresa, a CTO modelo cassete pode ser instalada em postes ou em linha, e sua estrutura modular contribui para a flexibilidade no atendimento às necessidades dos provedores de serviços e operadoras, garantindo que a rede de fibra óptica cresça de forma proporcional ao aumento da demanda. (Com assessoria de imprensa)

Previous Axis lança nova linha de câmeras torre com resolução até 4K
Next Playhub firma parceria com Disney+ e amplia catálogo de streaming

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *