A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 27, já é considerado o segundo maior evento comercial do mundo, perdendo apenas para o Natal. Este ano, com a pandemia do coronavírus, as compras pela internet vão se intensificar. De acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), o evento deve gerar R$ 6,9 bilhões de faturamento, aumento de 77% em relação a 2019.
Só para se ter uma ideia, o consumidor mexicano gasta 279 dólares numa Black Friday, o chileno U$ 247, o peruano U$ 226, colombianos U$ 172 e o brasileiro “apenas” U$ 82 (Fonte: PICODI, 2019). Então, veja o tamanho das oportunidades que os empreendedores ainda têm de incrementar essa data com boas estratégias, promoções, atendimento e marketing.
Segundo o Sebrae, primeiramente é importante lembrar que nesta data o cliente busca promoções reais e relevantes. Vai se sair bem a empresa que realmente mostrar os benefícios e descontos de seus produtos.
Como as vendas são online, o cliente tem uma maior facilidade em comparar com preços anteriores. Não vale tentar o famoso “metade do dobro”, pois muitos já estão fazendo busca de preços há algum tempo, monitorando produtos. Como consequência, é possível saber se as ofertas da Black Friday 2020 são realmente compensadoras.
Além de ser honesto com seu cliente, um ponto extremamente importante é o planejamento. Gaste tempo pensando em cada ação que irá fazer.
Veja outros tipos de promoção:
- Kits de produtos
- Sorteios
- Vendas adicionais
- Garantia extra ou frete grátis
- Cupons de desconto para outras compras
- Brindes
Veja outras dicas do Sebrae aqui.
No Comment