Dentro das organizações, muitos trabalhos operacionais e processos precisam ser executados no dia a dia. São atividades por vezes maçantes, mas de caráter fundamental para a execução da cadeia do trabalho. Para que esses processos sejam feitos de maneira eficiente e sem necessitar de mão de obra excessiva, as empresas necessitam utilizar ferramentas como o RPA.
Robotic Process Automation, ou RPA, é uma tecnologia de software fácil de usar, que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares digitais. As plataformas de RPA servem para democratizar a adoção da tecnologia de forma que pessoas que não sejam especialistas em desenvolvimento e programação possam experimentar os potenciais ganhos da automação.
Com o RPA, são criados os “bots”, que podem aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras e contam com o mesmo conjunto de habilidades digitais que os humanos, indo um pouco além. Pense nos robôs como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo.
O que o RPA pode fazer para as empresas?
Os bots são capazes de copiar e colar, extrair dados, inserir dados, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails e documentos, fazer login e navegação em programas, conectar-se a APIs e extrair dados estruturados e não estruturados. E como os robôs podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar sistemas legados, aplicativos ou processos existentes.
Os bots podem ser programados, duplicados, personalizados e compartilhados para executar processos de negócios em toda a organização. Entre os principais pontos do que o RPA pode fazer estão:
Velocidade e Precisão: As tarefas são feitas da mesma maneira todas as vezes;
Melhorar a Satisfação dos Colaboradores: os funcionários se concentram em tarefas humanas, não em tarefas operacionais, liberando a sensibilidade humana para atividades mais analíticas;
Aumentar a Produtividade: faça mais com a mesma equipe;
Garantir Escalabilidade e Flexibilidade: escale rapidamente para acomodar volumes inesperados;
Aprimorar a Experiência do Cliente: tempos de retorno mais rápidos e consequentemente um cliente mais bem atendido e cuidado;
Por que devo implementar o RPA?
A empresa que não aderir ao uso de automações ficará para trás. As vantagens de deixar que um robô tome conta de todo o processo operacional de um serviço são inúmeras. Com tantas possibilidades de uso dentro de uma organização, esse sistema ajuda a alavancar a operação ao otimizar toda a cadeia de processos.
Além disso, o RPA oferece benefícios comerciais mensuráveis desde o início – como redução de custos, maior precisão, velocidade de entrega – e continua a agregar valor à medida que ganha impulso e se espalha por toda a organização. Entre outros pontos de vantagens, encontra-se:
- Maior Precisão nos processos
- Integrações com Inteligência Artificial
- Melhores Resultados
- Economia de Custos
- Maior retorno sobre o investimento – ROI
- Integração de plataformas
- Monitoramento e compreensão geral dos processos
- Auditoria
- Segurança e Controle
O RPA é uma forma eficiente de alcançar a transformação digital, não apenas por possibilitar uma maneira acessível para os processos de negócios serem mais “digitais”, mas também por mudar a experiência de trabalho humano e preparar o cenário para aumento e transformação de negócios mais complexos e inteligentes. E a sua empresa, está investindo em robôs para otimizar os processos?
*CEO da Abai Brasil. A empresa é uma multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas. A Abai, que está há 30 anos no mercado, iniciou seu plano de expansão internacional em 2020 e, atualmente, possui 12 centros de serviços na Espanha, Colômbia, Portugal, Peru e Brasil.