Em agosto, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) reabrirá o processo para novos participantes no consórcio que é responsável pela infovia 00, projeto-piloto do Programa Norte Conectado, que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS). Atualmente seis empresas são responsáveis pela operação da infraestrutura: Aquamar, BRDigital, ICOM, SEA Telecom, Telefônica e Wirelink..
“Espera-se que, com tantas empresas fazendo uso dessa infraestrutura óptica, a qualidade melhore significativamente, por ser fibra óptica, e os preços caiam também significativamente, por ter vários competidores ofertando serviços para a população da região”, afirmou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.
A Infovia 00 já se encontra operacional. A instalação dos equipamentos foi concluída em junho, e, em seguida, na primeira semana de julho, o Ibama concedeu a licença ambiental para a operação.
A infovia conecta as cidades de Macapá (AP) e Santarém (PA), com aberturas nos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Alenquer, todos localizados às margens do Rio Amazonas. São 770 km de cabo de fibra óptica subfluvial, com capacidade para levar internet de alta velocidade a cerca de 1 milhão de habitantes da região.
O consórcio compartilhará essa infraestrutura, visando uma oferta abundante de serviços de telecomunicações à região. O cabo tem 42 fibras ópticas. Cada integrante do consórcio de operador neutro recebe uma quantidade de fibras para uso próprio.
No Comment