O Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) elegeu Lisandro Zambenedetti Granville como novo diretor-geral da organização. Granville, que atualmente é diretor adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, tomará posse em 1º de abril de 2025. Ao comentar sobre seu novo papel, ele destacou também a importância de continuar a trajetória de excelência deixada pelo atual diretor-geral, Nelson Simões.
A transição entre Simões e Granville já está sendo preparada, com os dois executivos trabalhando juntos de janeiro a março de 2025 para garantir que a organização continue cumprindo seus compromissos. Nelson Simões lidera a RNP desde 2015.
Processo seletivo
O Conselho de Administração da RNP iniciou e conduziu de forma competitiva o processo de seleção de Granville em 2021. Inácio Arruda, presidente do Conselho e secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou a confiança depositada no novo diretor-geral. “A seleção demonstra a confiança da entidade em se manter relevante no universo de ensino e pesquisa no Brasil”, afirmou Arruda.
Granville traz uma trajetória de mais de 20 anos de experiência na área de ciência da computação, com passagens por importantes instituições e projetos. Ele é reconhecido por contribuir em redes de computadores e por sua experiência na gestão estratégica de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Ele atua a mais de 16 anos na RNP e mais de 20 anos como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
(Com assessoria de imprensa)
No Comment