Além de participar do programa Aprender Conectado, os ISPs são protagonistas também no projeto de Conexão de Internet às Escolas, financiado pelo Ministério das Comunicações (MCom), com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em um ano, foram atendidas mais de 1.600 instituições de ensino.
Segundo a RNP, outras 2.457 escolas estão em processo de conexão. As conexões estão sendo realizadas pelos provrdores regionais selecionados por meio de duas chamadas públicas realizadas no ano passado, cujas instalações estão sendo autorizadas em lotes homologados pelo MCom.
Lançado em março de 2022, o projeto de Conexão de Internet às Escolas, financiado pelo Ministério das Comunicações (MCom), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), e executado pela RNP, está perto de completar um ano com uma importante marca a comemorar: mais de 1.600 escolas conectadas por todo o país.
A iniciativa levou conectividade para 1.618 instituições até o presente momento, sendo que ainda há mais 2.457 escolas em processo de conexão. As conexões estão sendo realizadas pelos provedores de serviço de internet selecionados por meio de duas chamadas públicas realizadas no ano passado, cujas instalações estão sendo autorizadas em lotes homologados pelo MCom.
Política pública de inclusão digital, o Conexão às Escolas levará a internet de qualidade até 8.000 unidades da rede pública de ensino, sendo a grande maioria localizada em áreas rurais, podendo beneficiar até 800 mil alunos.
Além de oferecer acesso à internet de alta velocidade por fibra óptica, o projeto ainda oferece acesso à rede sem fio WiFi com segurança, gerenciamento em nuvem e disponibilidade de sinal. A tecnologia utilizada é a Meraki Fullstack da fabricante Cisco, que oferece segurança, gerenciamento em nuvem e disponibilidade de sinal.
No Comment