* Por Bruno Rezende
Na era da informação, em que a combinação de dados aos melhores algoritmos é o novo petróleo, tomar decisões estratégicas compreendendo o impacto de cada indicador é essencial para impulsionar o crescimento e maximizar os resultados. Para isso, cada variável deve ser cuidadosamente analisada e explicada.
Com esse conhecimento em mãos, líderes e gestores podem guiar os próximos passos embasados em insights valiosos. Para esse processo acontecer da melhor forma, a inteligência artificial é peça-chave. Ao investir em uma plataforma que integra o que há de mais avançado no universo tecnológico é possível reunir informações acuradas envolvendo históricos e tendências atuais, por exemplo, para prever demandas futuras por produtos e serviços, alinhando táticas de vendas e operações.
Hoje, uma análise de respeito é, na verdade, um dos principais pilares para o planejamento estratégico de companhias. Antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os motivos são os mais variados, dentre eles a falta de preparo.
Entenda mais a fundo porque é imprescindível contar com variáveis que ajudam a mapear as principais alavancas de crescimento e redução de risco de um negócio.
Auxilia na leitura de cenários
Uma análise minuciosa dos indicadores possibilita não apenas um conhecimento profundo do contexto interno da empresa e dos clientes, como também promove entendimento do mercado, das tendências e das relações de consumo que se desdobram a todo instante. Portanto, mais do que simplesmente monitorar a concorrência, é ser capaz de vislumbrar cenários e possibilidades.
Ajuda a criar metas e objetivos mais claros e factíveis
A visão profunda do contexto em que a empresa está inserida e os acessos a informações estratégicas sobre a percepção e o comportamento do consumidor ajudam na elaboração de metas e objetivos que sejam coerentes com as atuais (e futuras) condições e necessidades do mercado e negócio. Assim, é possível aliar a análise a um plano de ação factível a performance.
Favorece tomadas de decisões assertivas
Toda decisão envolve os dois lados da mesma moeda: ganhar ou perder, acertar ou errar. Portanto, uma escolha embasada vai interferir diretamente no sucesso almejado. É possível ainda contar com projeções mais sólidas, que levam a um entendimento maior do que acontecerá no futuro.
Promove inteligência de mercado
Com uma análise produtiva e contínua, qualquer companhia ganha inteligência de mercado, tornando-se mais competitiva e preparada para absorver uma fatia maior do seu nicho.
Com o uso da IA, o impacto dos indicadores nas projeções de mercado de um negócio é profundo e transformador. A capacidade de análise e interpretação de dados nunca foi tão útil e necessária.
*Bruno Rezende é CEO da 4Intelligence,
No Comment