No serviço de Outorga de Serviços de Telecomunicações, os dados mostram a insatisfação com relação à quantidade de interações e a complexidade dos procedimentos. No serviço de Soluções de Competição, o relatório mostra que houve uma melhora substancial na percepção do usuário; todavia, há oportunidade de melhora na satisfação do usuário na redução do tempo nos prazos e também na disponibilização do resultado da solicitação junto à Anatel, pois nota-se que o grau de avaliação no fator tempestividade se encontra dentro da âmbito de Insatisfação.
O relatório também divulga as tomadas de subsídios realizadas no ano passado. Entre elas, a que recebeu sugestões da sociedade para a resolução de um dos principais problemas enfrentados pelos pequenos provedores de internet: a dificuldade de utilização de postes das distribuidoras de energia elétrica para expansão de redes de telecomunicações. De acordo com pesquisa realizada pela Ouvidoria junto a pequenos provedores do Ceará, o acesso para o compartilhamento de postes é uma grande barreira para a expansão das redes.
“Verificou-se que, apesar dos esforços das agências reguladoras dos setores de telecomunicações e de energia elétrica, o problema não se restringe ao estado do Ceará e está longe de ser superado, em prejuízo da sociedade”, diz o documento. A consulta constatou também que as negociações entre os agentes não ocorrem com a qualidade exigida e com a velocidade necessária. Entre as recomendações nesse processo, destaca-se a criação de sistema específico para coleta de informações das prestadoras de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) sobre o uso da infraestrutura de postes.