A Parlacom, empresa especializada em soluções de M2M e IoT, instalou uma rede LoRaWAN privada e gratuita no Porto Digital, localizado em Recife (PE). A ação foi realizada em parceria com a Hotlink, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de novas soluções e negócios focados em Internet das Coisas (IoT) no maior polo tecnológico do Nordeste.
A tecnologia LoRaWAN prioriza eficiência energética e comunicação de longa distância, conectando dispositivos de baixa potência, como sensores e medidores inteligentes. Segundo a Parlacom, o investimento de R$ 50 mil na infraestrutura permitirá a criação de novas oportunidades de trabalho e o desenvolvimento de laboratórios de inovação na área de IoT.
Impacto
Clóvis Lacerda, CEO da Parlacom, destacou o impacto econômico esperado para a região. “Esperamos que haja uma movimentação econômica no ecossistema tecnológico do Porto Digital e arredores na casa dos R$ 500 mil no primeiro ano de uso dessa rede. Novos negócios, novas soluções, um caminho para tornar o Recife uma cidade inteligente”, afirmou.
A rede LoRaWAN tem um raio de alcance entre 2 km e 15 km a partir do gateway instalado na Rua da Aurora. Além disso, promete conectividade robusta e segura. Empresas interessadas em utilizar a rede nos primeiros seis meses de operação, que serão gratuitos. Para isso, devem entrar em contato diretamente com a Parlacom por meio de e-mail ou se cadastrar no site oficial. Após esse período, haverá cobrança baseada no volume de dados utilizados.
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da Parlacom, que planeja expandir sua rede LoRaWAN para outras regiões da capital e áreas metropolitanas. O Complexo Portuário de Suape já está nos planos de expansão, conforme mencionado por Ricardo Almeida, diretor de negócios da Parlacom.
O protocolo LoRaWAN, que suporta uma vasta gama de aplicações IoT, oferece vantagens como o baixo consumo de energia, alta durabilidade dos dispositivos (em média, 12 a 14 anos), e maior segurança com criptografia em duas camadas, garantindo a proteção dos dados. (Com assessoria de imprensa)