Reclamações sobre cobrança lideraram, em abril de 2017, o total das queixas recebidas pela agência reguladora nos serviços de TV por assinatura (46.47%), telefonia fixa (39,76%) e telefonia móvel pós-paga (53,79%). Na banda larga fixa a liderança ficou com as reclamações sobre qualidade do serviço (46,22%) e na telefonia móvel pré-paga foi relativa a créditos (49,52%).
Em segundo lugar, no total das reclamações ficou a qualidade do serviço na TV por assinatura (11,79%) e telefonia fixa (22,48%). E reclamações relativas às ofertas, como promoções e bônus, na telefonia móvel, pós-paga (9,43%) e pré-paga (14,31%). Na banda larga fixa, a cobrança ocupou o segundo lugar (22,39%).
Cancelamento foi a terceira modalidade mais reclamada no mês de abril na TV por assinatura (9,82%), telefonia fixa (6,95%) e telefonia móvel pós-paga (8,99%). Na banda larga o terceiro maior volume de reclamações foi relativo à instalação ou ativação (10,84%) e, na telefonia móvel pré-paga, foi qualidade (12,34%).
Empresas
Com exceção da TIM, que com 42,3 mil de reclamações em abril de 2017 apresentou aumento de 12,9% nos últimos 12 meses, todas as outras prestadoras na telefonia móvel registraram queda: Nextel, com 8,5 mil (-20,5%), Oi, com 15,9 mil (-33,5%), Claro, com 25,5 mil (-19,3%), e Vivo, com 33,1 mil (-21,8%).
Na telefonia fixa, apresentaram redução de reclamação em abril de 2017 quando comparado com abril de 2016: Oi, com 30,3 mil reclamações (-38,5%), Vivo, com 16,4 mil (-23,9%) e NET/Claro, com 6,8 mil (-18,7%).
Na TV por assinatura, todas as prestadoras registraram redução: Net/Claro, com 17,4 mil reclamações (-3,8%), Sky, com 13,4 mil (-24,6%), Oi, com 3,5 mil (-31,7%), e Vivo, com 2,6 mil (-3,4%).
Na banda larga fixa, unicamente a Net apresentou elevação nas reclamações em abril de 2017 quando comparado com abril do ano passado, com 6,6 mil (+12,8%). Oi registrou 18,1 mil reclamações (-33,5%) e Vivo 11,3 mil (-18,9%).
Brasil
De janeiro a abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o Brasil registrou uma redução de 16,1% nas reclamações dos serviços de telecomunicações. De janeiro a abril de 2017 foram registradas 1.180,5 mil de queixas contra 1.407,7 mil de janeiro a abril de 2016.
Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram redução nas reclamações nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.