Ponto ISP

Receita Federal lança novo ambiente de acesso a bases CPF e CNPJ

Receita Federal lança novo ambiente de acesso a bases CPF e CNPJ
Receita Federal moderniza o acesso às bases de dados de CPF e CNPJ | Foto: Divulgação

A Receita Federal, em parceria com o Serpro, lançou hoje, 4, o novo ambiente para acesso às bases de dados CPF e CNPJ. O “Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional (PCAD)” substitui o antigo sistema “Acesso a bases CPF e CNPJ e sistemas externos via HOD”. A nova interface promete modernizar o processo de consulta, oferecendo uma plataforma integrada ao navegador, mais intuitiva e com tecnologias recentes.

O Serpro afirma que muitos usuários do setor público em todo o país utilizarão a nova solução como parte de um processo de modernização. A mudança inclui uma interface mais amigável e a futura inclusão de novos recursos, além de outras bases de dados, como CNO, CAEPF e Simples Nacional.

Publicidade

Transição para o PCAD

A nova plataforma já está em operação, e as solicitações para inclusão de novos usuários agora se direcionam exclusivamente para o PCAD. O gestor de produtos do Serpro, Fábio de Salles, afirma que “as mesmas consultas de dados das bases da Receita Federal serão mantidas no novo sistema, e ele ainda receberá mais funcionalidades ao longo do tempo.” Salles também destaca que ainda não definiram uma data para encerrar o ambiente HOD e garante que nenhum usuário ficará sem acesso.

Eles implantarão o novo sistema gradualmente, respeitando o tempo de adaptação de cada órgão ou entidade conveniada. “O novo sistema significa uma mudança de paradigma para a Receita Federal e trará, principalmente para os usuários finais, melhorias significativas na usabilidade e rotina do dia-a-dia de trabalho”, explica Rafael Neves Carvalho, coordenador geral de Cadastros e Benefícios Fiscais Substituto da Receita Federal.

Uma das principais novidades do novo ambiente é o uso de certificado digital de pessoa física (e-CPF) como método de autenticação. Essa medida visa garantir maior segurança nas operações e acessos aos dados cadastrais. A Receita Federal e o Serpro serão responsáveis por conduzir o processo de transição. Ele acontecerá de forma gradual e coordenada, para minimizar impactos nas rotinas dos usuários. (Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile