A integradora Q13 será a responsável pela implementação da infraestrutura e logística de contêineres da Infovia 7, umas das estruturas previstas pelo Programa Norte Conectado.
Esta rede estende-se de Novo Airão a São Gabriel da Cachoeira, cobrindo 1,2 mil km ao longo do Rio Negro. A empresa instalará 13 pontos de conectividade ao longo dessa rota, equipados com infraestrutura completa de telecomunicações em contêineres importados da China.
A primeira fase da implantação está programada para abril, com instalações em diversas cidades, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Manaus e Coari.
Inserido no Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) do Ministério das Comunicações, o Norte Conectado tem como objetivo expandir a rede de comunicação e internet na Amazônia por meio da instalação de cabos de fibra óptica subfluvial.
O Norte Conectado prevê a instalação de oito redes (ou infovias) na região. A primeira, entregue em 2022, interliga cinco cidades do Pará e Amapá por meio de cabos de fibra óptica subfluvial. A segunda, implementada em 2023 pela EAD/Seja Digital, conecta Manaus a Santarém.
Elinton Lazzuri, sócio da Q13, destacou que o objetivo da empresa é melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A implantação dos contêineres de conectividade em pontos remotos do país é um excelente exemplo do uso da tecnologia para aprimorar a qualidade de vida. Abraçar um projeto como o Norte Conectado nos dá a confiança de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A expectativa é que a Amazônia vivencie uma mudança significativa em conectividade e desenvolvimento sustentável, representando não apenas uma conquista tecnológica, mas também um compromisso renovado com o progresso social e ambiental na região. (Com assessoria de imprensa)