Ponto ISP

Q13 inicia a implementação da infraestrutura da Infovia 07

Q13 inicia a implementação da infraestrutura e logística de contêineres de redes de conexão no Norte do país para a Infovia 07
A Q13 deu mais um passo para a implementação da Infovia 07 | Foto: Divulgação

A Q13 enviou para Manaus na sexta-feira, 14, os primeiros cinco contêineres preparados com infraestrutura completa de telecomunicações e importados da China pela empresa. O embarque faz parte do projeto realizado pela Q13, integradora de soluções em tecnologia, para a implementação da infraestrutura e logística de contêineres das redes de conexão, a Infovia 07, do Programa Norte Conectado, de expansão da rede de comunicação e internet na Amazônia.

Os contêineres foram testados e homologados pela RNP e serão destinados à implantação de conectividade da Infovia 7, cuja infraestrutura e logística de conectividade será responsabilidade da Q13. A infovia compreende a área que vai de Novo Airão a São Gabriel da Cachoeira, em 1,2 mil km pelo Rio Negro. No total, a Q13 implantará 13 pontos de conectividade na região. Cada um dos locais receberá uma infraestrutura completa de telecomunicações e as obras preparatórias nos locais onde os contêineres serão instalados já começaram.

PUBLICIDADE

Segundo a empresa, no primeiro momento, serão instaladas redes nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Codajás, Coari e Manaus, onde a Q13 terá também uma estrutura de manutenção para os outros pontos. Além da estrutura em Manaus, uma equipe de apoio no Sudeste estará sempre a postos para monitoramento e eventuais necessidades de trocas de equipamentos.

Após a chegada a Manaus, os contêineres levarão até três dias para chegar nas primeiras cidades: São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos Novo Airão. A sala de máquinas de cada contêiner será equipada com fonte de alimentação, ar-condicionado, servidores, painel solar, baterias de lítio, sistemas de combate a incêndio, umidificadores, sistemas de videomonitoramento, dentre outros recursos.

Programa Norte Conectado

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Ministério das Comunicações. A intenção é expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. A tecnologia subfluvial atende a requisitos ambientais e prevê a preservação de cerca de 68 milhões de árvores preservadas, já que não é uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada).

Para expandir a infraestrutura de comunicação, o Projeto Norte Conectado prevê a instalação de oito redes (infovias) na região. A Infovia 00 já foi implementada e executada pela RNP, rede brasileira para educação e pesquisa, e a Infovia 01, que liga Manaus a Santarém foi implementada em 2023 pela EAD/Seja Digital. Essas são as duas primeiras de oito infovias, que irão beneficiar cerca de 10 milhões de habitantes em 58 cidades da região Norte.

Em maio, a Entidade Administradora da Faixa concluiu a implementação da infraestrutura da Infovia 03. Ela promete atingir mais de 1,5 milhão de pessoas em áreas estratégicas. As cidades de Belém, Curralinho e Breves, no Pará, juntamente com Macapá, capital do Amapá, agora estão interligadas por uma rede de transporte subfluvial, prometendo uma melhoria no acesso à comunicação nessas regiões.

Sair da versão mobile