Q13 faz ação em Porto Alegre para restabelecer conexão


Q13 coordena força tarefa para dar suporte e restabelecer a conexão no Rio Grande do Sul
União da Q13 com empresas privadas busca ajudar afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul | Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Q13 coordena força tarefa para dar suporte e restabelecer a conexão no Rio Grande do Sul
União da Q13 com empresas privadas busca restabelecer conexão afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul | Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Um grupo de empresas privadas de tecnologia se mobilizou para dar suporte aos sistemas essenciais para ações de resgate no Rio Grande do Sul. A ação partiu da integradora Q13 em parceria com a AgroMobility, startup de conectividade rural e para áreas remotas. As empresas vêm angariando produtos e serviços necessários para restabelecer conexão de internet no local.

De acordo com Paulo Donnini, executivo responsável pela Q13 no Sul do Brasil, foram disponibilizados os recursos necessários para o estabelecimento da conectividade mais básica e essencial. “Com o uso de tecnologia WiFi, rádio, LTE privativo, BGAN (gentilmente cedido pela Pulsar) e internet via satélite de baixa órbita da Starlink. Atuamos todo o tempo em parceria com a AgroMobility na gestão de crise em conectividade e restaurando sistemas críticos”, disse.

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Desde o início desse problema, já foram enviados para o local lotes de equipamentos de conectividade, como sistemas de internet via satélite, antenas WiFi de alta densidade para ambientes internos e externos, sistemas de comunicação 4G privativo, terminais de comunicação portátil, além de roteadores 4G Rural outdoor e sistemas de acesso WiFi outdoor para locais amplos e de alta densidade, para os abrigos de acolhimento das vítimas das enchentes.

O grupo de empresas enviará esta semana os seguinte equipamentos: 30 antenas WiFi corporativas cedidos pela TecExpert; 8 antenas WiFi 6 corporativas cedidos pela TecExpert e Cambium Networks Brasil; sistemas de Segurança perimetral e controle Checkpoint, cedidos pelo fabricante, licenças de uso da solução WBA Open Roaming para internet WiFi livre (anônima e criptografada), cedida pela TecExpert com suporte da entidade global WBA, para uso no Centro de Crise municipal e em áreas de acolhimento às vítimas.

Responsáveis por ajudar a restabelecer a conexão

A linha de frente formada pelas equipes em campo dedicou-se a apoiar o restabelecimento da conectividade em postos de acolhimento, centros de gestão de crise e de restabelecimento das operações de Estado.

O grupo de ação é formado pelas empresas Q13, AgroMobility, ZYXEL Brasil, TecExpert Brasil, NEGER Telecom, Pulsar Brasil, Cambium Networks Brasil, Checkpoint (time região Sul), WISPOT, Wireless Broadband Alliance (WBA), CRLS Tecnologia e Alcatel-Lucent Enterprise Brasil através do seu distribuidor No Rio Grande do Sul, Lettel. A ação conta também com suporte logístico do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, da Casa Militar e do Grupamento de Transporte Aéreo do Paraná. (Com assessoria de imprensa)

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