Provedor criado por brasileiros quer ser top 3 de banda larga na Colômbia


Fibra

Três empresários brasileiros com trajetória no setor de telecomunicações estão por trás da Giga Fibra, provedor de internet por fibra óptica com sede em Bogotá, na Colômbia. A empresa começou a operar em 2023 e já alcançou presença em 12 cidades do departamento de Cundinamarca, oferecendo serviços de FTTH (fiber-to-the-home), IPTV para o varejo e conectividade no atacado.

Publicidade

A sociedade é formada por Alex Jucius, ex-executivo da Fibrasil, Vicente Gomes, sócio da Alloha Fibra no Brasil, e Marco Aurélio da Silva, que integrou a LPNet antes da venda para a Desktop. O trio decidiu fundar a empresa do zero, sem aquisição de operação existente.

A infraestrutura da Giga Fibra foi construída com tecnologia XGPON, preparada para velocidades de até 10 Gbps. Segundo Jucius, o tráfego da rede já ultrapassa os 200 Gbps. “Nossa expectativa é ser o terceiro maior operador da Colômbia em cinco anos”, afirma o executivo.

O mercado colombiano de banda larga fixa vive uma fase de expansão. Apesar da presença de grandes operadoras como Claro, Tigo e Movistar, a maior parte da base de clientes está com provedores de menor porte, em uma dinâmica parecida com a do Brasil. Há cerca de 3 mil ISPs ativos no país.

Dados da Comissão de Regulação de Comunicações (CRC) apontam que, em junho de 2024, 43,85% dos domicílios colombianos tinham acesso fixo à internet. No Brasil, esse índice era de 83% no mesmo período. A base de clientes da banda larga fixa no país soma cerca de 7 milhões de assinantes, dos quais 3,63 milhões utilizam fibra óptica. A tecnologia de fibra teve crescimento de 20% em 2024.

A Giga Fibra já conta com mais de 100 colaboradores e, segundo seus fundadores, pretende manter o foco na elevação da qualidade de serviço para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Previous Zapping cresce 320% com o Paulistão e mira expansão no mercado brasileiro
Next Novo ministro toma posse nas Comunicações

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *