Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abrint, André Felipe Rodrigues, a região tem apresentado, recentemente, alguns números interessantes. Na Bahia, os provedores regionais foram responsáveis por 343.224 (33%) dos novos acessos à internet entre junho de 2018 e 2019, sendo que 30% deles foram via fibra óptica. Já em Salvador, os ISPs foram responsáveis por 47.669 (10,7%) dos novos acessos à internet nesse período, sendo 26,9% via fibra.
Enquanto na Bahia o número de acessos entre junho e julho deste ano caiu tanto entre os provedores (-2,7%) quanto operadoras (-1%), em Salvador os ISPs mantiveram ritmo de crescimento (11%), em oposição às operadoras (-1,3%). E as redes de fibra continuaram em expansão, representando, em julho deste ano, 20,8% dos novos acessos na Bahia e 15% em Salvador.
Rodrigues participa nesta semana do IVOVATic Nordeste, que será realizada em Salvador (BA). O evento acontecerá na quinta-feira, 26, e quinta-feira, 27 e vai reunir empresários, executivos, acadêmicos e autoridades para debater temas como a expansão da banda larga fixa na região, acesso a fontes de financiamento, privacidade de dados, IoT, 5G e indústria 4.0. Haverá ainda uma série de palestras técnicas para tratar da supercomputação à implantação de infraestrutura óptica.
Paralela aos debates, será realizada a Feira de Negócios, voltada para ISPs.
Veja como participar aqui.