Potência de produtos na faixa de 6 a 100 GHz na mira da Anatel


Política MCom banda larga móvel.
Manda a Anatel regular também o mercado secundário de espectro. Crédito-Freepik

Crédito: FreepikA Anatel abriu consulta pública, nesta terça-feira, 20, da proposta de publicação dos Procedimentos de Ensaio para Avaliação da Densidade de Potência de Produtos para Telecomunicações operando na faixa de radiofrequências de 6 GHz a 100 GHz. De acordo com estudos, a avaliação da exposição humana é realizada por meio da medição da Taxa de Absorção Específica (SAR), em razão dos efeitos biológicos causados pela exposição humana a CEMRF, que ocorrem, predominantemente, na forma de aquecimento dos tecidos internos ao corpo humano ou órgãos viscerais.

Nas faixas de RF de 6 GHz a 100 GHz, a medida dosimétrica relevante é a avaliação da Densidade de Potência, em razão de, nas faixas de ondas milimétricas, ou  mmWave , os efeitos ocorrerem, predominantemente, sob a forma de aquecimento dos tecidos localizados na superfície do corpo humano. Cita-se, como exemplo deste último caso, que cerca de 86% da exposição a CEMRF, na faixa de 6 GHz a 300 GHz, é absorvida a uma profundidade do tecido epitelial de 0,2 mm a 8 mm, de acordo com o ICNIRP –  Guidelines for Limiting Exposure to Electromagnetic Fields.

PUBLICIDADE

Sendo assim, a consulta pública de proposta de Procedimentos de Ensaios para Avaliação da Densidade de Potência têm por objetivo avaliar produtos que operam nas faixas de RF de 6 GHz a 100 GHz, em especial, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, tais como, o padrão 5G New Radio – NR, Frequency Range 2 – FR2, de acordo com a norma 3GPP TS 38.521-2  Release  16.

O prazo de contribuição é de 60 dias, até o dia 17 de fevereiro de 2023. As contribuições e sugestões, fundamentadas e devidamente identificadas, devem ser encaminhadas, obrigatoriamente, por meio do formulário eletrônico do Sistema Participa Anatel.

 

Previous Tendências 2023: Omnichannel continuará dando o tom no CX
Next ISPs de MG procuram serviços de streaming para evitar apagão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *