*Por Télcio Cardoso
Com o avanço da transformação digital, o autoatendimento e a comunicação com assistentes virtuais tornaram-se uma nova tendência no processo de experiência do cliente. Com a tecnologia em constante evolução, empresas de diversos segmentos passaram a desenvolver e investir em soluções de atendimento que possibilitassem satisfazer as necessidades dos usuários de maneira rápida, personalizada e eficiente.
Através da Inteligência Artificial, soluções como os chatbots têm o objetivo de tornar a comunicação entre empresas e clientes em algo descomplicado. No entanto, para além da experiência do usuário, esse recurso também oferece uma série de vantagens e benefícios para negócios em pleno crescimento, como os provedores de Internet (ISPs), por exemplo.
Recursos como os chatbots propiciam soluções alternativas que se adequam não somente à maneira como as pessoas esperam ser atendidas, mas também à forma como as empresas buscam automatizar seus serviços – principalmente para garantir e ampliar sua escalabilidade frente a concorrência.
Os três pilares do chatbot
Entre os benefícios do autoatendimento, existem três principais vantagens consideradas como os pilares para a melhora da eficiência dos ISPs com o uso dos chatbots. O primeiro está na qualidade do autoatendimento, que proporciona mais agilidade e reduz a necessidade de mais atendentes à disposição dos clientes, redução da inadimplência, que pode ocorrer porque o bot é capaz de enviar notificações automáticas para clientes com pagamentos em atraso. Fatores estes, que em conjunto também proporcionam a redução de custo em mão de obra para as empresas e provedores de internet. Além disso, o chatbot também pode ser utilizado para oferecer opções de negociação de débito, ajudando a manter um bom relacionamento com os clientes.
Outra vantagem é a possibilidade de ofertar um atendimento rápido e de qualidade. Com essa tecnologia, é possível automatizar e agilizar processos, o que significa que dúvidas e problemas podem ser resolvidos em tempo real, sem que as pessoas precisem aguardar por um atendente disponível. Isso pode melhorar significativamente a experiência dos usuários, contribuindo para sua satisfação e fidelidade.
Por fim, soluções de chatbots, permitem aos provedores de internet reduzir o tempo diário desperdiçado em atividades manuais e operacionais, podendo dessa forma, investir seu precioso tempo em atividades estratégicas que busquem, junto com um sistema de gestão sólido, alavancar o crescimento do seu negócio ou mesmo estruturá-lo para uma possível Fusão e Aquisição (M&A) no futuro.
*Télcio Cardoso é CTO, CPO e DPO na MK Solutions. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Administração e Gestão de Negócios, possui ampla vivência em Tecnologia da Informação, tendo atuado em diferentes áreas como Suporte, Infraestrutura, Administração de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Projetos e Programas.
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