O uso do WhatsApp, inserido em 99% dos celulares no país, também está presente no dia a dia dos profissionais de marketing, é o que mostra a pesquisa Panorama de Marketing, em que mais de 60% das empresas declaram utilizar a ferramenta em suas estratégias de vendas. Os dados evidenciam que quanto menor o porte da empresa, maior o uso do WhatsApp: entre as empresas de pequeno porte, 66% utilizam. Quando o time de Marketing tem uma única pessoa, o uso frequente do WhatsApp é apontado por 71% dos respondentes. Enquanto analisado por MicroEmpreendedor Individual (MEI) o índice é ainda maior: 78%.
A pesquisa aponta que o canal é mais utilizado no atendimento comercial e no fechamento de vendas (72%), além do pós-venda, para 55% dos respondentes. Ainda, segundo o levantamento realizado pela RD Station, que ouviu mais de 1.600 profissionais, o Varejo é o segmento que mais utiliza a ferramenta com frequência (74%), seguido pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%).
“Para empresas, o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para vendas. A pesquisa aponta que 75% avaliam que o atendimento e resposta em tempo real seja o principal atributo oferecido pela ferramenta, que traz diversas vantagens que podem ajudar a aumentar as conversões, melhorar o atendimento ao cliente e construir relacionamentos mais próximos e duradouros”, diz Zachary Fox – Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station.
O WhatsApp foi eleito o terceiro canal mais utilizado em 2022, e segue nessa posição em 2023, apenas atrás das redes sociais e mídia paga, o que demonstra que também trata-se de um ferramenta potente para a divulgação de produtos e serviços. “Os dados mostram ainda que o WhatsApp tem ampla atuação na divulgação de produtos e serviços, em que quase a metade dos respondentes (45%) afirmou que a maior utilização é em negociação de ofertas”, complementa Zachary.
Potencial para crescer
A pesquisa aponta ainda que, apesar da alta popularização do WhatsApp no país e do crescente uso de Inteligência Artificial, aproximadamente 50% ainda o utilizam de maneira manual, com envio de mensagens individuais ou por listas de transmissão, formato que exige dos times muitos recursos e mais tempo em estratégias que podem não gerar resultados. Entre os segmentos que mais fazem desta maneira, estão Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados (57%), Ecommerce (56%) e Saúde e Estética (52%).
“Ficou evidente que o uso do Conversacional no WhatsApp pelas empresas ainda está em fase inicial – apenas 22% utilizam ChatBots e que ainda há um horizonte de oportunidades. Por isso, na edição 2023 do RD Summit, nosso evento que ocorre em novembro em São Paulo, entre as mais de 200 horas de conteúdo, teremos uma trilha dedicada ao Conversacional, pois sabemos que as empresas precisam desfrutar do potencial completo desta vigorosa ferramenta para vendas”, conta o executivo.
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