A Padtec anunciou o lançamento do Plano de Controle Óptico, uma ferramenta inovadora que visa aprimorar a gestão de redes ópticas por meio de automação e inteligência. Baseado na arquitetura SDN (Software-Defined Networking), o controlador é uma evolução do tradicional Network Management System (NMS) da companhia. O objetivo é simplificar as operações, responder rapidamente às demandas de otimização de rede e garantir a alta disponibilidade necessária em ambientes de telecomunicações atuais.
Uma operadora de redes neutras no Brasil já implantou o Plano de Controle Óptico, demonstrando seu potencial de contribuir para redes inteligentes e escaláveis. Segundo Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec, o controle centralizado da solução “traz novas oportunidades para os operadores relacionadas à simplificação de processos operacionais complexos e à monetização da rede óptica”.
Resiliência e automação
Um dos principais destaques do Plano de Controle Óptico é a resiliência dos serviços oferecidos. O sistema conta com um mecanismo de restauração que utiliza dados da rede em tempo real para avaliar o desempenho dos enlaces. “Caso seja identificada uma degradação no canal óptico de uma rota, o sistema gera alertas e desvia o tráfego automaticamente para rotas alternativas. Assim, assegurando a continuidade e a qualidade do serviço”, explica Sousa.
Além disso, a solução inclui APIs abertas que permitem a integração com sistemas OSS/BSS e possibilitam a criação de uma pilha de automação entre os múltiplos domínios de rede. Sousa destaca que “a automação foi uma prioridade no desenvolvimento do Plano de Controle Óptico”. Permitindo a manutenção preditiva e o uso de inteligência artificial para análises avançadas a partir de dados de telemetria.
(Com assessoria de imprensa)
No Comment