Nessa nova fase, que é a terceira do programa, foram implantados 530 quilômetros de redes ópticas ao longo dos rios Negro e Solimões, com terminações na capital Manaus e nos municípios Novo Airão, Manacapuru e Coari. “O programa vai atender mais de 7,5 milhões de habitantes, oferecendo serviços de internet e conexão de alta capacidade para aplicações como telemedicina e ensino a distância”, afirma o General de Divisão Decílio de Medeiros Sales, coordenador-Geral do Programa Amazônia Conectada. “Além disso, deverá interconectar diversos órgãos nas áreas da saúde, segurança pública, trânsito e turismo e, ainda, contribuir com as ações do governo federal já desenvolvidas para a expansão da banda larga na Região Amazônica”, completa.
Para iluminar essa nova rota, a Padtec forneceu sistemas ópticos DWDM de última geração com capacidade de transmissão de múltiplos canais a 100 Gb/s por longas distâncias. No trecho entre os municípios de Manacapuru e Coari, com 340 quilômetros de extensão, foi empregada a inovadora geração de amplificadores ópticos da Padtec com tecnologia RAMAN de altíssima potência, desenvolvida pela empresa para transmissões por longas distâncias sem estações intermediárias. “Estamos muito satisfeitos por contribuir para o avanço da conectividade óptica na região Norte com equipamentos DWDM de última geração”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Isso trará grandes benefícios e promoverá o desenvolvimento regional, ao permitir a efetiva integração de algumas áreas às demais regiões do país e à rede mundial de computadores”, acrescenta.
Nesse projeto, a Padtec também é o braço de serviços responsável pela instalação e comissionamento da rede óptica. Segundo Nuno da Rocha Alves, 1.º Tenente do Exército Brasileiro, “as instalações da rota de Novo Airão-Coari foram concluídas dentro de prazos recordes em função, principalmente, do incansável empenho das equipes da Padtec em atender às metas de ativação do sistema óptico DWDM, que contou com o desafio extra de cruzar a complexa geografia da Região Amazônica”. Atualmente, a Padtec possui uma estrutura de serviços com mais de 40 pontos de presença, distribuídos por todas as regiões do país. (Com assessoria de imprensa).