Ponto ISP

Os ERP’s e a Transformação Digital

Crédito: Divulgação
ERPs voltam à discussão/Crédito: Divulgação

Por Jéssica Costa*

Em um passado não muito distante, uma das pautas recorrentes nas empresas era a implementação de ERPs. Ter uma base de informações qualificadas e processos que sustentassem essa qualidade ao longo do tempo era de extrema importância, afinal “os dados seriam o novo petróleo”.

PUBLICIDADE

Assim, tivemos um “boom” de implementações de ERP’s no passado e agora, com a velocidade de novas tecnologias e soluções, com grandes players adquirindo soluções complementares e integrando às suas principais suítes, com novas demandas de negócio como omnichannel, DTC (direct to consumer), entre tantas outras, as empresas novamente voltam a discutir o famoso ERP, seja avaliando substituições ou atualizações.

Soma-se a isso o anúncio em 2021 da SAP sobre a necessidade de migração de todos os seus clientes com base instalada no SAP ECC para o S/4 Hana até 2027, já estamos vivendo uma nova “alta demanda” de projetos voltados para os ERPs. Para muitas empresas, aliás, essa atualização do ERP da SAP baseado na nuvem está alinhada às novas necessidades em tecnologia.

O fato é que agora ou “daqui a pouco” a maioria das empresas terão que rever seu famoso e básico ERP.

Na AGR Consultores, já estamos experimentando esse crescimento na demanda para a gestão dessas implementações, além de receber abordagens sobre o momento adequado para encarar esse desafio.

Mesmo em meio a tantas mudanças, as implementações de sistemas, sejam de novos ou atualizações, estão entre os projetos mais desafiadores para as empresas.

Desta forma, elencamos aqui o que nossas experiências vêm nos ensinando:

Acabo esse artigo percebendo que a tecnologia vem mudando em uma velocidade incrível, a oferta de soluções e de inovações também … mas os desafios, ahhhhh, esses continuam os mesmos.


* Sócia e Head de Transformação Digital da AGR Consultores

Sair da versão mobile