A Claro, em parceria com a DIO, está lançando um curso gratuito focado em formar e aprimorar desenvolvedores Java back-end. O Coding The Future Claro – Java com Spring Boot promete ensinar desde os fundamentos de Java até práticas avançadas com Spring, metodologia TDD e arquitetura de micro serviços.
Voltado tanto para iniciantes que desejam entrar no mercado como desenvolvedores back-end, quanto para profissionais com experiência que buscam se especializar em arquitetura de micro serviços e deploy em nuvem, os participantes terão acesso a 75 horas de conteúdo. Incluindo desde conceitos básicos até técnicas avançadas, nove projetos práticos, abrangendo a criação de uma API na nuvem com Azure, e quatro desafios de código para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
As inscrições para o bootcamp estão abertas, e os interessados podem se inscrever gratuitamente. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado e terão seus perfis destacados na Talent Match, plataforma da DIO que conecta talentos a oportunidades reais de contratação. Para garantir uma das bolsas de forma totalmente gratuita e com certificado basta acessar o site para fazer inscrição.
O curso
Os participantes passarão por sessões de mentorias ao vivo. Elas serão conduzidas pela Claro, focadas em arquitetura de micro serviços e na integração de copilotos de IA Generativa para produtividade e qualidade de código. Os principais módulos do bootcamp incluem “Como Organizar Arquiteturas Escaláveis de Microsserviços Java” e “Como Fazer Deploy de Aplicações Java EE na Nuvem”.
“Vamos incentivar a capacitação e o ingresso de novos profissionais no mercado. Muitos deles, em breve, estarão nos ajudando a aprimorar nossos serviços e impactando positivamente nossos clientes, desenvolvendo soluções e participando ativamente da evolução da Claro e do Brasil com o digital”, afirma Rodrigo Duclos, diretor de Inovação e Digital da Claro.
Por meio do Instituto Claro, a empresa desenvolve e apoia uma série de iniciativas que priorizam a tecnologia para fomentar a educação para a inclusão digital e a inserção produtiva de jovens no mercado de trabalho.
“O mercado de tecnologia vem crescendo ano a ano e tem grande potencial para absorver novos profissionais e percebemos que o desafio mais comum é justamente a qualificação. Acreditamos que, com essa iniciativa gratuita, vamos contribuir para o avanço do mercado ao mesmo tempo em que favorecemos a inclusão digital e a mobilidade social”, comenta Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e Vice-Presidente do Instituto Claro. (Com assessoria de imprensa)