O projeto tem como entregas a expansão e o aperfeiçoamento do sistema de vigilância eletrônica, com a instalação de 198 novas câmeras de monitoramento em áreas públicas; a compra de 20 veículos de monitoramento, tais como viaturas e motocicletas; a construção da nova sede da Guarda Municipal e a reorganização administrativa e operacional da instituição; a atualização dos instrumentos de diagnóstico e planejamento; e o fortalecimento das rotinas e aprimoramento das equipes para gestão, monitoramento e avaliação de projetos em segurança pública.
As ações definidas no projeto estão alinhadas aos objetivos do Plano Nacional em Segurança Pública e Defesa Social, instituído em 2018 no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública, que visam ao fortalecimento da atuação dos municípios na prevenção ao crime e à violência, mediante ações de reorganização urbanística e de defesa social.
O apoio do BNDES, no valor de R$ 28 milhões, corresponde a 90% do valor total de um projeto de R$ 31,1 milhões. Com previsão de execução de três anos, o projeto tem como meta fortalecer a atuação do município no combate à violência e à criminalidade.(Com assessoria de imprensa)