NTT e Microsoft levam fibra óptica ao Peru de olho no mercado Andino


Crédito: FreepikCom características geológicas antigas e importantes reservas ambientais, como a Cordilheira dos Andes e a selva Amazônica, o Peru tem dificuldades para a construção de infraestrutura tecnológica, como uma rede de fibra óptica, contribuindo para um atraso na penetração da internet em comparação com outros países latino-americanos. Com pouco mais de 40% da população conectada à internet, a maioria dos peruanos não consegue acessar serviços públicos e educacionais essenciais administrados on-line – um problema ampliado pela pandemia. No nível corporativo e governamental, a conectividade limitada impede o progresso do país.   

Para superar esses problemas, a NTT Data e a Microsoft fazem parte de um esforço para expandir a internet de alta velocidade no Peru por meio da operação de venda e pós-venda de serviços de fibra ótica. Para tornar isso possível, as empresas estão trabalhando com uma importante operadora de telecomunicações do país para construir um ecossistema de nuvem nativo.  

Publicidade

Construir seu componente do ecossistema do projeto no Azure foi uma escolha fácil para a equipe da NTT Data em Lima. Como um dos muitos parceiros de prestação de serviços trabalhando juntos para construir esta empresa baseada em nuvem, a compatibilidade dos sistemas de negócios foi fundamental para o sucesso.    

“Para acelerar o crescimento por meio da inovação, decidimos adotar os recursos tecnológicos oferecidos pelos aplicativos nativos da nuvem. O Azure é a melhor plataforma por possuir ferramentas e componentes nativos que serão implementados no projeto”, diz Ignacio José Horrillo Sancho, sócio da NTT Data e gerente de clientes da Telefónica do Peru. “Construir todo o ecossistema em aplicativos nativos de nuvem no Microsoft Azure nos ajudou a alavancar os investimentos existentes em tecnologia. A marca, a reputação e a presença global da Microsoft reduziram as preocupações com segurança, escala e compatibilidade. Nós nos sentimos relaxados quando tomamos essa decisão”.   

Soluções seguras  

Com uma estratégia para criar aplicativos nativos de nuvem no Azure, a equipe da NTT Data enfrentou um cronograma agressivo. A segurança da solução era crucial porque a companhia estava desenvolvendo peças de infraestrutura de faturamento e gerenciamento de receita, cumprimento e garantia.   

“O Azure nos ajudou a implementar nossa solução mais rapidamente porque já tinha a governança de segurança e os componentes de que precisávamos para avançar rapidamente. O plano inicial era construir todo o ecossistema em nove meses”, diz Horrillo. “Esse cronograma foi realista porque não precisávamos construir tudo — nossa equipe de arquitetura está usando componentes nativos do Azure para criar a solução. Estamos apenas pegando partes do que o Azure já tem”.   

Essa solução com fibra óptica não apenas melhorará a vida dos peruanos, mas também mostrará a experiência de integração da NTT Data no setor de telecomunicações. A companhia espera levar sua rede de fibra ótica para aproximadamente 10% dos peruanos até 2026, impactando profundamente a penetração da internet nas casas da população do Peru e o potencial para modernizar a economia do país. Como modelo de progresso, a NTT Data planeja lançar soluções semelhantes em mais países.   

“Este ecossistema de fibra óptica usando uma solução nativa da nuvem no Azure tem um efeito multiplicador nas comunidades andinas e é reconhecido como um dos projetos mais importantes que contribuem para o processo de digitalização peruano”, comentou Marco Mezone Juárez, gerente de telecomunicações da NTT Data. “Ao expandir a internet de alta velocidade, aumenta o acesso ao ensino a distância e à telemedicina, além de dobrar a inovação e a produtividade de empresas e órgãos governamentais.” (Com assessoria de imprensa 

Previous Pronampe dispõe de R$ 14 bilhões para pequenos negócios
Next Anatel cria GT para destravar redes comunitárias

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *