Novo PTT em Fortaleza fortalece intercâmbio de tráfego nas regiões Nordeste e Norte


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto (NIC.br) e a GlobeNet anunciaram a implementação de um novo ponto de interconexão central no Ponto de Troca de Tráfego Internet de Fortaleza (IXP). A GlobeNet será responsável por hospedar a infraestrutura para o intercâmbio de tráfego na região Norte e Nordeste do Brasil, fornecendo seu datacenter na capital cearence. A expectativa é de que esse IXP se torne o segundo ponto de interconexão mais importante do país, logo atrás do Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo.

Considerando o número grande e crescente de provedores, o novo IXP de Fortaleza fortalecerá a distribuição de conteúdo local baseado na internet. “Um país com proporções continentais como o Brasil não pode mais contar somente com um IXP para troca crítica de tráfego. Operadores de rede dispostos a trocar tráfego são convidados a também se conectarem em Fortaleza”, diz Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

PUBLICIDADE

O NIC.br está implantando, no mesmo local, sua primeira infraestrutura de serviço completo fora de São Paulo. Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br, explica que a resolução dos nomes de domínio ‘.br’ e todas as operações realizadas anteriormente pelo NIC.br somente em São Paulo estarão disponíveis também em Fortaleza: “Esses recursos visam tornar essa localidade o polo para as operações do NIC.br no Norte/Nordeste no Brasil”.

Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet, ressalta que o projeto beneficiará diretamente o número crescente de provedores de serviços na região. “A implementação do novo ponto de intercâmbio regional de Fortaleza destaca o compromisso da GlobeNet em ajudar nossos clientes a se expandirem para novos mercados e melhorar o acesso à internet para usuários finais no Brasil”, diz. (Com assessoria de imprensa)

Previous Redex Telecom renova estratégias para atender provedores do Nordeste
Next Arris apresenta plataformas de próxima geração para implementação de PON e banda larga fixa sem fio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *