O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Frederico de Siqueira Filho e deu posse ao cargo de ministro das Comunicações. A cerimônia aconteceu ainda pela manhã desta quinta-feira, 24.
A pasta estava vaga desde 8 de abril, quando Juscelino Filho renunciou após ser denunciado pela PGR em caso de desvio de emendas parlamentares.
Frederico dirigia a Telebrás e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pelo ex-ministro Juscelino Filho e pelo líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira, 23, no Palácio do Planalto. O encontro de ontem também contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Frederico de Siqueira Filho é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. Possui mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações/TI, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Institucional Regulatório e Comercial. Começou a carreira em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Em 2002, assumiu a gerência de Vendas Empresariais na Oi para as regiões de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Por 10 anos, foi o diretor de Relações Institucionais da Oi Brasil, passando a diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi Soluções, tendo sob sua responsabilidade a liderança comercial no Norte/Nordeste, cargo em que se encontrava até assumir a presidência da Telebras.
Foi ele quem criou, por exemplo, a proposta para a Telebras gerar receitas através de parcerias com o setor privado para utilização da infraestrutura da estatal. Também sob seu comando, a empresa se tornou forte candidata a levar internet via satélite a milhares de escolas pelo programa Aprender Conectado.
No Comment