Perdemos neste sábado, 9 de dezembro de 2023, nossa grande amiga Lúcia Berbert. Ela faleceu em Salvador, após meses de batalha contra um câncer. Prestamos nossas profundas condolências à família e homenagem à pessoa brilhante e companheira com quem tivemos a honra de trabalhar.
Lúcia era chamada por nós de Lucinha e tem um papel gigante no jornalismo brasileiro. Repórter de primeira hora, sempre. Não hesitava em ir para as portarias de Brasília questionar as autoridades. Escrevia com a mesma facilidade sobre temas prosaico e temas áridos. Tinha sempre o olhar para questões de impacto. Ao mesmo tempo, não deixava de oferecer sua casa na Bahia para quaisquer amigos que quisessem respirar a maresia.
Iniciou carreira nas principais redações de Salvador. Em Brasília, participou de empresas de assessoria, trabalhou no Congresso Nacional, até ingressar no jornalismo especializado em telecom. Adorava cachorros. Viúva de Marquinho, há dois anos, seu companheiro de toda a vida, vai agora ao lado dele, narrar a eternidade.
O corpo de Lúcia será sepultado hoje, às 15h30, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.
Meus sentimentos para a família. Excelente jornalista, exigente, objetiva, ágil. O setor vai sentir sua falta.