O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta quinta-feira, 26, a aprovação de R$ 40 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para projeto da empresa North Telecom, em Minas Gerais. O recurso será aplicado em duas iniciativas: conexão de escolas e ampliação da infraestrutura de banda larga com alta capacidade.
No âmbito da conectividade de escolas, está prevista a construção de 403 quilômetros de rede de fibra ótica, beneficiando 20 unidades de ensino localizadas nos municípios de Alvorada de Minas, Angelândia, Conceição do Mato Dentro, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Morro do Pilar, Presidente Juscelino e Serro.
“A expansão da rede da North Telecom, além de conectar as escolas, também possibilitará a criação de aproximadamente 10 mil novas conexões nos municípios de Minas Gerais, sobretudo, na Região do Vale do Jequitinhonha”, acrescenta a estatal em nota.
A segunda iniciativa compreende aproximadamente 270 quilômetros de fibra, com expectativa de gerar 8 mil novas conexões. A rota passa pelos seguintes municípios:
- Congonhas do Norte,
- Couto de Magalhães de Minas,
- Dom Joaquim,
- Presidente Kubitschek,
- São Gonçalo do Rio Preto e
- Senador Modestino Gonçalves;
Além das seguintes localidades:
- Andrequicé,
- Córregos,
- Costa Sena,
- Extração,
- J.K.,
- Milho Verde,
- Ouro Fino do Mato Dentro,
- São Gonçalo do Rio das Pedras,
- Sopa,
- Tabuleiro do Mato Dentro e
- Vau.
Em informações encaminhadas ao BNDES, a North Telecom, que integra o Grupo Duomo, destaca que presta serviços em Minas Gerais desde sua fundação, em 1998. Atualmente, a empresa afirma ter mais de 9 mil km de infraestrutura de backbone e atende 56 mil domicílios, 300 provedores regionais de internet e aproximadamente 500 empresas e prefeituras.
Com informações do BNDES e MCom*