A Infovia 00 oferece conexão entre Macapá (AP) e a cidade de Santarém, no Pará, com mais de 700 quilômetros de cabos subfluviais através do Rio Amazonas. E para entregar uma melhor conexão para a região, o grupo Aquamar contou com a assessoria dos times de engenharia da Connectoway e Huawei, desde as etapas preliminares até a entrega do projeto em campo.
A partir de um sistema DWDM existente, com fatores limitados devido à longa distância entre as cidades de Macapá (AP) e Almeirim (PA), que ultrapassa 300 km em um único salto, surgiu o desafio de alcançar a maior capacidade possível utilizando apenas um canal de transmissão.
Solução
Como solução, foram escolhidos os transponders DCI Huawei da linha DC908, com a promessa de entregar 200 Gigabits para todas as localidades. Após os testes, a Huawei foi a única a atingir essa capacidade entre todos os fabricantes presentes na infovia, apesar da longa distância, provando a sua superioridade de performance e entregando o dobro em relação aos competidores que ficaram limitados aos 100 Gigabits no mesmo trecho.
Desta forma, a Aquamar sai na frente com o máximo do que pode ser explorado na rota. “Escolher o equipamento da Huawei foi fundamental para ter esse resultado. A garantia de uma boa entrega de conexão é importante para fomentar o mercado local de ISPs”, afirma o CEO do grupo Aquamar, Emanuel Cassiano.
O projeto beneficia 23 mil usuários finais, em 5 cidades, atendidos pelos 12 provedores regionais que são clientes da Aquamar. Cassiano evidencia que os provedores estão satisfeitos e que há uma procura cada vez maior pela conexão por meio do projeto Norte Conectado.
Ele lembra que, quando iniciou a operação, em setembro de 2022, eram utilizados apenas 8 Gigabits da capacidade total. Em apenas cinco meses, esse número saltou para os 52 Gigabits atuais e ao que tudo indica, a barreira dos 100 Gigabits será ultrapassada antes do previsto. “Os provedores relatam que os clientes finais estão muito satisfeitos com a qualidade da conexão que chega até eles. Inclusive, está havendo aumento de banda nos planos contratados”, acrescenta o executivo.
O equipamento DCI da Huawei é o mais completo do mercado global, amplamente utilizado pelas operadoras da Europa e, através da Connectoway, está ao alcance dos provedores regionais. De acordo com Letícia Ferreira, arquiteta de soluções da Connectoway, o benefício para o Grupo Aquamar é poder ofertar melhor performance para os seus clientes provedores. “O grupo possui um serviço estável e de qualidade, com folga suficiente para escalar o negócio, gerando valor a toda cadeia”, explica a especialista.
Para Cassiano, a parceria com a Connectoway é importante para manter a qualidade da conexão. “Já havíamos consultado outros equipamentos que, para esse tipo de projeto, envolvem conceitos muito grandes. A Connectoway colocou sua equipe de engenharia à nossa disposição para que a conectividade tivesse a melhor eficiência. Vamos manter a parceria para novas etapas das infovias do projeto Norte Conectado”, declara o CEO do Grupo Aquamar. A empresa irá explorar uma nova etapa da Infovia 01, entre Santarém (PA) e Manaus (AM), que começa a operar em março/23.
Experiência
A parceria do Grupo Aquamar com a Huawei é antiga. O grupo iniciou um projeto piloto de conexão de cabos de fibra ótica entre duas ilhas na região do Outeiro, na parte insular de Belém (PA), fornecendo conectividade para a população. Até então, a conexão de internet nessas localidades era feita através de rádio. Nos períodos de chuva, os clientes sofriam apagões digitais recorrentes.
“Quando fizemos esse projeto, pesquisamos e utilizamos equipamentos da Huawei. Por isso, para o projeto Norte Conectado, demos preferência a esses equipamentos”, declara Emanuel Cassiano, CEO do Grupo Aquamar.(Com assessoria de imprensa)