Ponto ISP

No Espírito Santo, 405 escolas já receberam recursos do Programa Educação Conectada

Os provedores regionais do Espírito Santo têm uma grande oportunidade de ampliar sua participação no número de acesso a escolas em todo o Estado. Segundo Artur Coimbra, diretor do departamento de banda larga da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicaçao), das 429 escolas no estado que estão listadas no programa Educação Conectada, 405 já receberam recursos para dar início à contratação dos provedores de acesso. “Essa é uma grande oportunidade e acredito que é o momento dos ISPs entrarem com contato com essas escolas para futuras parcerias”, disse.

O programa Educação Conectada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o MCTIC, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para levar conectividade a 22,4 mil escolas públicas urbanas e rurais brasileiras, beneficiando 12 milhões de alunos. A projeção do governo é de que o processo esteja concluído em todas as escolas públicas do país até 2024.

PUBLICIDADE

Nas escolas urbanas, o MCTIC ficará responsável por estabelecer os parâmetros de infraestrutura necessária para a conexão das escolas à internet e para a implantação das redes internas. Além disso, vai prestar consultoria para que as instituições possam contratar serviços locais de acesso à rede mundial de computadores.

Na zona rural, serão beneficiadas escolas de 2.142 municípios de todos os estados brasileiros. Neste caso, o MCTIC vai, além de definir os padrões de infraestrutura, contratar os serviços de conexão satelital, por meio do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) também é parceira do projeto.

Coimbra salientou que o programa Internet para Todos, que tem como base o Gesac, também consiste em nova oportunidade para o ISPs. Ao se credenciarem como agente do projeto, as empresas podem conquistar isenção do ICMS. “Seja um desses agentes”, observou o diretor durante Encontro Provedores Regionais realizado em Serra, no estado.

No Espírito Santo, os provedores regionais já têm um papel importante na inclusão digital. De acordo com Coimbra, 19% do acesso à Internet no país é garantido pelos 152 ISPs que superam a faixa de 105 mil clientes. Até 2/3 dessas empresas atendem até seis municípios e as conexões via fibra óptica concentram 22% dos acessos. Na Grande Vitória, essa participação é de 7,5%.

Guido Lorencini Schuina, gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel, também chamou a atenção dos provedores sobre a necessidade de alimentar informações na base da Anatel sobre oferta de atacado para comporem o Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA) que lista Ofertas de Referência que, além do preço mais vantajoso para a pequena prestadora, traz salvaguardas como a transparência e as obrigações de oferta de produtos de atacado nas condições especificadas pela agência. “Estamos construindo a base SNOA e todas a informações são importantes para isso”, afirmou.

Ele também relacionou quem são os detentores de poder mercado no estado. Oi e Telefônica são detentoras de PMS para transporte de alta capacidade, a Oi e Claro (Embratel) para EILD local e de longa distância, a Oi para dutos e subdutos, a Oi, Claro, Telêfonica e TIM para interconexão para tráfego telefônico em rede móvel, oi para interconexão para tráfego telefônico para rede fixa, Telefônica para roaming nacional e Oi para infraestrutura por meio de par de cobre.

Sair da versão mobile